Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Origem da Festa de Corpus Christi


Amado de Deus, amanhã é a grande festa de "Corpus Christi" dedicada a Jesus Eucarístico.
Todos nós, que adoramos Jesus presente na hóstia consagrada, precisamos estar presente nesta grande festa, estando com Ele na Santa Missa.
Você já se informou o horário da missa em sua paróquia? Não vai deixar de prestigiar seu Amado Jesus, neste dia, como os pagãos, vai?
Consegue ficar tranquilo sabendo que Jesus olha para você e te espera? Sim, seu lugarzinho está separado para a festa...
Na verdade, a solenidade de Corpus Christi nasceu de um milagre acontecido na cidade de Bolsena , na Itália.
Foi instituído pelo Papa Urbano IV, após um milagre Eucarístico ocorrido durante a celebração da Santa Missa, especialmente com o Padre Pedro de Praga.

Padre Pedro de Praga estava vivendo uma grande tentação a respeito da Eucaristia, tinha dúvidas a respeito da presença real de Jesus na hóstia Santa. A igreja na época estava sendo fortemente atacada por uma heresia conhecida como "Cátaros", que negava a força dos sacramentos. 
Deus, na sua infinita Misericórdia, usou da fraqueza do Padre Pedro para for fim a esta questão.
Assim é que Padre Pedro, estando em peregrinação à cidade de Roma, justamente porque queria conhecer a verdade, passaou pela cidade de Bolsena e resolveu se hospedar ali. 
Na manhã seguinte , antes de seguir viagem , ele fez questão de celebrar a Eucaristia , apesar das suas dúvidas. Na noite anterior , antes de se deitar , pediu ardentemente ao Senhor que terminasse com aquelas dúvidas , pois desejava crer...somente crer...

[imagem3.jpg]
Enquanto o Padre Pedro de Praga celebrava a Missa , na hora da consagração , no momento em que ele levantou a hóstia já consagrada , ela começou a sangrar. O Sangue pingava no corporal - uma pequena peça de linho branco que se coloca sobre a toalha do altar , na qual repousa o cálice , a patena e as âmbulas durante a Missa. A quantidade de Sangue foi tão grande que transpassou o corporal , as toalhas e atingiu o altar que era de mármore , deixando ali as marcas.

Tentando socorrer a situação , no desespero , o Padre andou com a hóstia que sangrava na mão , pois nem sabia onde colocá-la. Com isso , algumas gotas de Sangue caíram no chão. Ainda hoje , naquela Igreja na cidade de Bolsena , existem as marcas de Sangue no chão de mármore.


Aquela Missa nunca terminou , porque o Padre não fez a consagração do vinho , e não prosseguiu a celebração , de tão atrapalhado que ficou.

Esse milagre foi uma grande resposta para aquele sacerdote. Foi o próprio Jesus dizendo que Ele está realmente presente na hóstia consagrada , com Seu Corpo e Sangue , pois gotas intensas do Seu Sangue saíram daquela hóstia.

Providencialmente , o Papa Urbano IV estava na cidade de Orvietto , não muito distante de Bolsena. Informado do que se passara , pediu a um bispo que fosse para lá verificar o que havia acontecido e lhe trazer o resultado. O Papa estava sendo cauteloso diante de todas as heresias que estavam acontecendo naquela época.

Outro fato pouco conhecido é que uma monja agostiniana , Juliana de Cornillon , recebeu diversas revelações de Jesus , que lhe pediu que levasse esses apelos à Igreja , na pessoa do Papa. Um dos apelos era que , após o domingo de Pentecostes , em uma quinta feira , se celebrasse a festa da Eucaristia , a Solenidade de Corpus Christi.

O Papa recebeu o anúncio daquelas revelações , levando-as muito a sério , porém as guardou no coração. Se ele simplesmente instituísse a Solenidade de Corpus Christi , como Jesus estava pedindo , estaria praticamente aprovando aquelas revelações como sendo corretas , por isso agiu com prudência , mas pediu ao Senhor que lhe mostrasse a verdade.

Instituindo a Solenidade de Corpus Christi , ele estaria indo contra toda a heresia dos cátaros. Seria a resposta da Igreja , afirmando a presença de Jesus na Eucaristia , com seu Corpo , Sangue , Alma e Divindade. Mas o Papa precisava de muita prudência e sabedoria.

O bispo foi a Bolsena e já estava voltando. Mas o Papa não resistiu e foi ao seu encontro. Saiu de Orvietto e , na metade do caminho , numa ponte chamada "Ponte do Sol" , os dois se encontraram. O Papa desceu de sua carruagem e foi em direção ao bispo que trazia , devotamente , nas suas mãos , o corporal ensangüentado. Quando o bispo abriu o corporal , o Papa caiu de joelhos no chão , proclamando:
Corpus Christi ! o Corpo de Cristo !

Como o Papa havia pedido , a resposta veio do Céu. Portanto , a Solenidade de Corpus Christi não é simplesmente uma festa que a Igreja instituiu para celebrar a Eucaristia. Foi uma resposta do Céu diante das heresias que estavam atingindo a Igreja. A dúvida naquele Padre estava sendo respondida , mas também foi uma resposta às orações do Papa. Uma resposta do Céu para toda a Igreja.

Quando o Papa Urbano IV disse: Corpus Christi , ele estava fazendo a sua profissão de fé diante daquele milagre Eucarístico. Era como se dissesse: "Este é o Corpo de Cristo presnte na hóstia consagrada , e aqui está a prova. Creio na presença real de Jesus na Eucaristia. Creio que aqui está o Corpo de Cristo".

O Papa voltou para sua casa , levando aquele corporal e colocou-o numa Igreja em Orvietto. Instituiu então , na data em que Jesus havia pedido , através daquelas revelações , na quinta-feira após o segundo domingo de Pentecostes , a Solenidade de Corpus Christi.

Como nas Solenidades da Igreja sempre se tem um ofício especial , foram chamados pela Papa , para compor o Ofício da festa , Tomás de Aquino , dominicano e Frei Boaventura , franciscano.

Antes de chegar a festa , os dois sacerdotes se apresentaram diante do Papa para a leitura do ofício que haviam escrito. Frei Boaventura , o fransiscano , humildemente pediu ao Papa que Tomás de Aquino fosse o primeiro a ler o seu trabalho. Enquanto Tómas ia lendo , com ênfase e beleza o ofício que havia composto , Boaventura ouvia , se encantava , e rasgava tudo aquilo que havia escrito. Quando Tomás de Aquino acabou de ler o ofício divino , que havia composto , já não havia mais nada do ofício de Boaventura.

Quando o Papa pediu a Boaventura que então lesse o seu trabalho , ele mostrou-lhe tudo rasgado. A pobreza de Boaventura era fransicana. Ele percebeu que todo seu esforço era pequeno para expressar a beleza e o mistério da Eucaristia , por isso rasgou seus escritos. Por causa disso , hoje , na festa de Corpus Christi temos o ofício escrito por Santo Tómas de Aquino. E tudo partiu da dúvida de fé na presença real de Jesus na Eucaristia , naquele sacerdote atingido pela heresia dos cátaros , mas que buscava a verdade: o Padre Pedro de Praga. Bolsena e Orvietto guardam ainda hoje esses preciosos sinais.
E nós, amado de Deus, somos convidados a participar desta maravilhosa afirmação, em adoração:
"Eis o Corpo de Cristo! Eis meu Jesus que o mundo tanto despreza e que meu coração tanto adora! Estou aqui, Jesus, porque creio que estás presente na Eucaristia e venho hoje, juntamente com toda a Igreja, para te adorar e, como Tomé, para prostrar aos Teus pés Santos e dizer: Meu Senhor e meu Deus!Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário