Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

domingo, 19 de junho de 2011

Festa da Santíssima Trindade!



Amado de Deus, espero que esteja vivendo um Santo Domingo!

A Festa da Santíssima Trindade celebra o grande mistério da fé católica, Trindade Divina, una na substâncias e três nas pessoas. É celebrada no primeiro domingo depois de Pentecostes. A festa foi instituída por Estevão Bispo de Liege no século VIII. No século XII o Papa Alexandre III reprovou a celebração, por fim acabou sendo reconhecida definitivamente no século XIV pelo Papa João XXII.
O Mistério da Santíssima Trindade é algo que a inteligência humana não consegue compreender por si só. É o mistério da fé por excelência.
Encontramos as suas raízes bíblicas ja no Antigo Testamento em Dt 6,4:
“…Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é UM SÓ!…”
Também encontramos outro versículo bíblico que narra essa afirmação:
“…Eu sou o Senhor e não há outro, fora de mim não existe Deus…” (Is 45,5)
Ou seja, dizendo existir apenas um único Deus, e Ele sendo um só e que fora Dele não havia outro,  o Senhor já estava nos indicando que existia ali algo a mais. Esse algo a mais só viríamos a saber no Novo Testamento, quando Jesus afirmou:
“… Fazei discípulos meus em todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo…” (Mt 28,19)
Também lemos o que São Paulo disse:
“…A graça do Senhor Jesus Cristo, a caridade de Deus e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós…” (2 Cor 13,13)
Por fim temos o que nos ensina São João:
“Quando vier o paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também testemunhareis por que desde o princípio estás comigo” (Jo 15,26)
Sendo assim, o mistério da Santíssima Trindade tem embasamento bíblico e podemos e devemos manter relacionamento com as três pessoas da Santíssima Trindade, o Pai, que nos criou, Jesus que nos salvou e o Espírito Santo que nos santifica.
Há bastante tempo o Espírito Santo cantou em mim e nasceu algumas canções, sendo uma especialmente para a Santíssima Trindade. Vou postar a letra, porque demonstra toda a minha ação de graças por crer neste maravilhoso mistério, sem sombras de dúvida:
Santíssima Trindade
Refrão:
Santíssima Trindade, Deus uno e trino e verdadeiro
Vem habita em mim, e enche todo o meu ser
1.
Deus Pai vida, é o nosso Criador,
Deus Filho Sabedoria, Deus que habitou entre nós,
Espírito Santo, Amor Divino, Deus que habita em mim!
2.
Deus Pai, Senhor Javé, que me deu o sopro de vida,
Deus Filho, Jesus Cristo, que por mim deu sua vida,
Espírito Santo, amor de Deus, luz que conduz a minha vida!
3.
Deus Pai, Criador, Fidelidade e Justiça!
Deus Filho, Messias, Caminho, Verdade e Vida,
Espírito Santo, Paráclito, promessa então cumprida!
Esta letra, ainda, é bom material para encontro de catequese, especificamente, para explicar a função de cada pessoa da Santíssima Trindade, pois as três pessoas, embora únicas, têm funções diferentes.
Para exemplo temos a vela.

Quando olhamos para esta imagem nossa inteligência a identifica como uma vela, portanto, um único objeto.
Embora um único objeto a vela é formada por três substâncias diferentes:
Parafina ou cera que é o seu suporte. O Pavil que indica a sua condição de vela. E a chama que realiza a sua função. A vela não tem sentido se não  for para iluminar. A chama é quem ilumina, sustentada pelo pavil e a parafina.
O Pavil, se consome, dá sua vida, para que a vela atinja o seu objetivo que e iluminar. Assim também a parafina.
Apesar de cada um ter sua função específica, a vela tem apenas um único objetivo que é iluminar.
Então,
A parafina = Deus Pai = Dá a vida, suporte do sopro de vida.
O pavil = Jesus = Consumiu sua vida para nos salvar.
A chama = Espírito Santo = É a ajuda para que possamos cumprir a missão que o Pai designou para cada um de nós.
A parafina sozinha não é vela. Assim como não é o pavil e a chama.
Assim também cada pessoa da Santíssima Trindade tem uma função específica, mas todos tem o único objetivo de salvar almas!
Espero que tenha ficado claro para você, amado de Deus, e que a partir de hoje possa ter uma íntima relação com cada pessoa da Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
PAZ




Nenhum comentário:

Postar um comentário