Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Proposta de mudança de atitude para ano que vem : O que o Apocalipse fala para nós, membros do Corpo de Cristo?

(esta meditação foi feita em 17/11/2010, mas é conveniente para meditarmos neste final de ano e encontrarmos o propósito para mudança de atitude para o ano que vem )
Olá amado de Deus!
A liturgia desta semana traz a leitura do Apocalipse o que me fez meditar muito sobre os "alertas" que esta Palavra traz a nós, filhos de Deus, desejosos do céu e da salvação de toda a nossa família...
É claro que este livro não trata com a Igreja templo, mas com a Igreja que é o Corpo de Cristo, onde eu e você fazemos parte, pelo Batismo, e que, portanto, representamos uma pedrinha, sendo Nosso Senhor a pedra angular...veja a figura ao lado, seu rosto deve estar lá!
Portanto, este livro tão atual, embora tenha sido escrito há muito tempo, fala a cada um de nós Igreja!
Foi a primeira vez que Deus falou em meu coração desta forma, já li e meditei muitas vezes neste livro, mas hoje  Nosso Senhor falou de modo especial, creio eu, pelo tempo presente que estamos vivendo e a necessidade de conversão real e de um arrependimento sincero e eficaz do nosso coração.
Passamos, então, a meditação:


1ª Igreja: (Éfeso)
"Tens perseverança, sofrestes pelo meu nome e não desanimastes. Mas, tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor!" (ap 2,4).
Aqui a Palavra faz o alerta para aqueles que apesar de viverem a fé, viverem os mandamentos, perseverarem, não agradam a Deus pois faltam com o Amor, tudo fazem por obrigação, por preceito e não por amor a Jesus e seus planos...
O Amor a Jesus, o compromisso com a salvação das almas, o amor aos Planos e Projetos de Deus, a confiança absoluta n'Ele devem ser o combustível da nossa vida religiosa...com diz São Paulo:"Ainda que distruibuisse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu coração para ser queimado, se não tiver amor, de nada valeria!" (1 cor 13,3).
O prêmio para os que vivem a religião, a fé, por amor de Cristo, com Cristo e em Cristo a promessa :"Ao vencedor darei de comer do fruto da árvore da vida que se acha no paraíso de Deus." (Apo 2, 7)


2ª Igreja: (Esmirna)
"Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demónio vai lançar alguns de vós na prisão, para por-vos à prova. Tereis tribulação durante dez dias." (Apo 2,10)
São os mártires, aqueles que vivem o sacrifício, a dor, a tribulação, para serem sinais do amor de Deus, da fidelidade da paciência, da perseverança...vivem a dor no amor...
Neste alerta a Palavra nos ensina que o Senhor conhece nossas dores, sabe de todas as provações que passamos, muitas vezes, Satanás nos põe a prova, como fez com Pedro...a Palavra diz que apesar de todo sofrimento, que tem começo e fim (dura "dez dias!") o Senhor chama de "rico" pois Ele permanece junto na tribulação e promete que dano nenhum sofreremos em nossa alma e convida a fidelidade e como prémio a "coroa da vida"...lembra de Daniel que saiu ileso da fornália ardente, apesar das chamas terem sido aumentadas no maior grau? Ainda que o sofrimento seja grande em nossa vida, do que não estamos de forma alguma livres, podemos sair "ilesos" como Daniel se, também como ele, aprendermos o louvor que liberta!
Como o salmista, alegres, vamos rezar:"Vós conheceis o caminho do meu exílio, vós recolhestes as minhas lágrimas em vosso odre, não está tudo escrito em vosso livro? Sempre que vos invocar, meus inimigos recuarão; bem sei que Deus está por mim. É em Deus cuja promessa eu proclamo, é em Deus que eu ponho a minha esperança, nada temo... (Salmo 55,9-11)


3ª Igreja: (Pérgamo)
"Sei onde habitas e ai esta o trono de Satanás..."
São as más companhias! A Palavra nos faz um alerta para tomarmos cuidado em selecionar as nossas companhias, evitando os que seguem Satanás e seu reino - é preciso permanecer fiel! Fala da prostituição (vender-se por pouco, não necessariamente o corpo, mas principalmente ALMA) e gula (excessos)! Reprova aqueles que compartilham desta condutas mundanas e promete dar o maná (Eucaristia) que é o verdadeiro alimento e a pedrinha branca com o nome escrito...Na verdade quer nos alertar que a Eucaristia é a nossa única real necessidade e o único alimento que nos fortalece para combatermos as investidas de Satanás para perder a nossa alma!


4ª Igreja: (Tiatira)
Nosso Senhor nos alerta para lutarmos contra a idolatria e jamais
 concordar com práticas que levem a idolatria. A Palavra nos diz que o céu retribuirá a cada um segundo a sua conduta, a responsabilidade é pessoal. Portanto nos alerta a segurarmos firme o que já temos, isto é, o Espírito Santo e todo o céu em nosso favor e cuidar para não cairmos na idolatria deste mundo.
Promessa: Autoridade sobre as nações pagãs, isto é, graça de  "evangelizar",
e da Estrela da Manhã, isto é, seremos canais reais de Jesus Cristo na evangelização e no poder de tocar os corações pagãos e revelar-lhes a graça da salvação em Jesus, com Jesus e por Jesus.


5ª Igreja: (Sardes) 
Alerta para necessidade da oração constante : VIGIAR E ORAR!
"Se não vigiares, virei a Ti como um ladrão, e não sabereis há que horas te surpreenderei." (Apo 3, 3)
Promessa: "será revestido de vestes brancas. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, e o proclamarei diante do meu Pai e dos seus anjos." (Apo3, 5)
Em João 15, 3, Jesus nos ensina que a oração, a leitura da Palavra nos purifica, por isto a vestes brancas nesta promessa: "Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós."
Permanecer em Jesus através da oração constante, transformando toda a nossa vida, nosso trabalho em oração.


6ª Igreja: (Filadélfia)
Salvo pela Palavra, por desejar a Palavra, por desejar conhecê-la, por se alimentar da Palavra e, principalmente, por permanecer fiel , firme  e perseverante na Palavra: "eu pus diante de ti uma porta aberta que ninguém poderá fechar, porque apesar de tua fraqueza, guardaste a minha Palavra e não renegastes o meu nome." (Apo 3, 8)
Promessa: os inimigos, aqueles que caçoavam, virão prostrar-se aos teus pés e reconhecerão que Deus te ama e está contigo...Ser firme na Palavra, ter os ensinamentos de Jesus como norte da vida...Jesus diz: "Venho logo! Segura com firmeza o que tens para que ninguém tome a tua coroa!"
Promessa: Jesus nos protegerá e nos guardará na hora da tribulação final...será coluna da Igreja, que sustentará com a força do testemunho de vida e da vivência da Palavra fiel, real, verdadeira!


7ª Igreja (Laodicéia):
A Palavra condena os que não se comprometem, estão sempre em cima do muro, não são frios, nem quentes, são mornos!
Fala dos "católicos não praticantes" ou daqueles que frequentam e participam da Igreja por outro motivo que não seja o amor a Deus e o compromisso com o seu Plano Salvífico. A Palavra é forte, a renúncia a ser feita também é grande: "Pois dizes: sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável,pobre, cego e nu.."
Conselho: comprar ouro provado com o fogo = PROVAÇÃO = o sofrimento que nos torna rico diante de Deus, rico em fé, em compaixão pelos que sofrem, em amor, em oração, em vigiar, em Adoração a Deus, em obediência a Sua Palavra...etc.... (lembra da uva, que ao fazer sofrer a parreira o agricultor consegue tirar dela o seu melhor sabor?)
É um convite ao arrependimento e busca do fervor...da unção, ser rico do Espírito Santo, da unção!
Promessa é linda: "Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em tua casa e cearemos juntos, eu com ele e ele comigo...ao vencedor concederei assentar-se comigo no trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono."


Diante desta meditação, amado de Deus, temos em mãos uma grande ajuda para fazermos um exame de consciência, sobre como tem sido a nossa atitude como Igreja, e o que precisamos mudar em nós!
O Apocalipse nos convida ao arrependimento, a mudança, porque ainda é tempo...graças a Deus, ainda temos tempo de mudar a nossa direção, de seguirmos com firmeza o caminho que Jesus traçou para nós, pois temos a certeza da Vitória, do cumprimento de todas as promessas a todos os que atendem aos Seus Divinos Conselhos...assim como um atleta tem como meta a medalha e, por amor ao esporte,  não mede esforço para alcançá-la, assim também nós, de olho nas promessas, por amor ao céu, também não medimos esforços para alcançá-Lo...
"Ao vencedor eu darei..."
E você, amado de Deus, quer ser um vencedor em Jesus?
Boa sorte, 
PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário