Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Explicação da Quaresma - para encontro catequese.


                             
Amado de Deus,
Como catequista, resolvi postar uma pequeno resumo explicativo do tempo quaresmal, que poderá ser utilizado em encontros de Catequese.
Espero que seja útil para você, amado de Deus, que tem sede de ser um canal da graça e do Amor de Jesus!
PAZ!







QUARESMA



40 DIAS ANTES DA PÁSCOA!

Tempo fundamentado no Antigo Testamento:

            Povo judeu passou 40 anos no deserto antes de entrar na terra prometida. Tendo Moisés pela frente, o povo passou provações enormes no deserto, fome, sede, etc. (Êxodo)

            Profeta Elias andou fugitivo por 40 dias antes de subir a montanha e ter um encontro com o Senhor.  (I Reis 19, 1-18). 

E no Novo Testamento:

            Jesus passou 40 dias no deserto.

            Ler Lucas 4, 1-13.

Quaresma é tempo de  atitudes que nos levam a conversão:

 ORAÇÃO, JEJUM, ESMOLA.

Oração(SER) buscar a Deus para obter a libertação;  buscar e procurar a Deus para obter o que necessito, no sentido de submeter meus anseios à Vontade de Deus, exercitando a confiança de estar totalmente entregue aos cuidados de Deus, que sempre faz o melhor para minha vida. Através da ORAÇÃO eu busco um diálogo constante com Deus e, bem assim, procuro conhecer a Sua Santissima Vontade para minha vida e obedecê-La será o meu objetivo...a oração, a leitura e meditação da Palavra, assim, tem como finalidade esculpir o meu SER de Deus, totalmente diferente do SER deste mundo e, deste modo, me leva a CONVERSÃO E mudança de ATITUDE!

Jejumdesapego (TER) – nada é mais importante do que a vida nova com Jesus;
Quero mostrar para Deus que Ele é tudo o que preciso para ser feliz, e só Ele sabe o que preciso. Então ofereço jejum, faço abstinência de coisas que são importantes para mim. Este jejum exige de mim um sacrifício que ofereço para minha purificação e para o desapego.

Esmola partilha (Poder) – minha alegria está em estender a mão para aqueles que mais precisam; consiste, ainda, em trocar o lucro, o acúmulo pela partilha para uma maior justiça social, ou melhor, abster-se do PODER para SERVIR, PARTILHAR!

“Quem não vive para servir, não serve para viver!” (Madre Tereza Calcutá) – SER Viço = SER Vida


"Desse modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate de muitos"(Mt 20,28)

 

Nos 40 dias que Jesus foi tentado, analisemos as respostas de Jesus:

1.”Nem só de pão vive o homem, mas de toda PALAVRA que procede da BOCA  de DEUS!” – confiança e desapego.
Pão = necessidade material = JEJUM
Palavra – necessidade espiritual – Bíblia – ORAÇÃO , conhecer os mandamentos, obediência, Deus é tudo.
Jesus não ignora a necessidade física e/ou material, mas alerta que a necessidade maior é a do alimento espiritual, onde realmente podemos encontrar a vida em abundância, vida abençoada por Deus (Jo 10, 9-16)

2.”Adorarás o Senhor teu Deus e só à Ele prestarás culto!”
Jesus nos mostra a necessidade de ter Deus como nosso "norte" e a Sua Santíssima Vontade como nosso "foco".
Ter como objetivo na vida, Ser Vir a Deus e caminhar para o céu!
Trabalho – ordem de Deus (Genesis 3, 19)
Servir o outro sem interesse, fazer tudo em nossa vida com Deus, por Deus e para Deus!
ESMOLA – Deus presente no outro – jejum, tirar do que tenho para dar ao outro, abster-se em favor do outro para minha santificação -  Deus é o meu único Senhor e não meu estomago, minha conta bancária, minhas roupas, meus pertences, etc.....


3.”Não porás à prova o Senhor, teu Deus!”
Nossa atitude em face do perigo = NÃO podemos assumir atitudes de risco de perigo – Prudência. (Mc 14, 38)
Deus age em nossa vida sempre para nossa salvação e para sermos um sinal do seu amor para o outro, contudo o ÚNICO COMPROMISSO QUE DEUS TEM CONOSCO É A NOSSA SALVAÇÃO! 
Não é um Deus que age para satisfazer nossos caprichos, mas tudo o que permite acontecer é para um bem maior que está engajado no mistério da nossa salvação e do sacrifício da cruz! E mistério é mistério! 
Jesus nos alerta para não nos deixarmos seduzir pelos caprichos do mundo, mas ao contrário precisamos estar atentos a Vontade de Deus para nossa vida.
Precisamos saber que para ganhar o céu é preciso caminhar na Via Sacra junto com Jesus. (Lc 9, 22-26).


19 comentários:

  1. amado catequista muito obrigado adorei esse resumo ,pois tambem sou catequista e vou passar para meus catequizandos no próximo encontro; abraço que Deus nos abençoe em nossa missão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, que bom que foi útil a você, Deus abençoe a sua missão de catequese, hoje e sempre...
      abraços
      Stela

      Excluir
    2. Stelinha muito obrigada por essa ajuda com esse texto sobre quaresma, sou Catequista, Deus te abençoe muito. bjs

      Excluir
    3. Que bom que foi útil para você meu irmão, vamos assim, partilhando nossos esforços para melhor aplicar este maravilhoso chamado que é a catequese! Deus lhe abençoe e te anime a sempre, cada vez mais, se empenhar para divulgar o Seu Caminho, a Sua Verdade, semeando a Vida em abundância! A PAZ

      Excluir
  2. eu também sou catequista e amei a forma sucinta como explicou a quaresma e é bem apeopriada para os meus catecumenos... vou dispor..
    obrigada,
    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz, Indira, que tenha sido util esta partilha do encontro que faço anualmente sobre a Quaresma! Deus seja louvado pelo seu chamado e que continue firme neste lindo propósito de formar os coraçãozinhos que iniciam na vida cristã! A PAZ!

      Excluir
  3. Muito boa explicação, Deus te abençoe e te dê forças para caminhar com Jesus nesta quaresma.
    A PAZ DE CRISTO! Catequista Nelson - Paróquia São Mateus DIOCESE: São João de Meriti e D.Caxias - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, muito obrigada! Deus te abençoe também! Que possamos mesmo viver com muito ardor este tempo maravilhoso que é a Quaresma e que realmente, seja um tempo de aprendizado e de luta para nos tornarmos melhor, mas parecidos com Jesus! A PAZ!

      Excluir
  4. Fiquei apaixonada pelo assunto. Irei tralhar com ele com meus catequizandos. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei apaixonada pelo assunto. Irei tralhar com ele com meus catequizandos. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria! Que bom Aparecida, que você gostou!!! Espero que seja bem frutuoso o seu encontro e que seus catequizandos consigam realmente entender o sentido da quaresma, através de você, instrumento de Deus! Uma coisa que tenho falado muito para meus catequizandos adultos e jovens é que a quaresma é um tempo onde Deus nos permite nos tornar melhores, analisando o que precisamos mudar e os três propósitos são para isto, ou seja, são para que consigamos visualizar o que em nós precisa ser melhorado, purificado, convertido!!! Deus nos ajude irmã, que não desistamos jamais de ser semeadores da Palavra através da Eucaristia. DEUS te abençoe! A PAZ!

      Excluir
    2. Salve Maria! Que bom Aparecida, que você gostou!!! Espero que seja bem frutuoso o seu encontro e que seus catequizandos consigam realmente entender o sentido da quaresma, através de você, instrumento de Deus! Uma coisa que tenho falado muito para meus catequizandos adultos e jovens é que a quaresma é um tempo onde Deus nos permite nos tornar melhores, analisando o que precisamos mudar e os três propósitos são para isto, ou seja, são para que consigamos visualizar o que em nós precisa ser melhorado, purificado, convertido!!! Deus nos ajude irmã, que não desistamos jamais de ser semeadores da Palavra através da Eucaristia. DEUS te abençoe! A PAZ!

      Excluir
  6. Servir a Deus é servir aos que precisam da conversão e serem alimentados pelas sagradas palvras de Deus... Que Deus te abencoe e renove a tua fé nestas pascoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido irmão, que assim seja, pois assim desejo ardentemente em meu coração! Que também possa contar com esta grande graça de conversão neste pascoa! SALVE MARIA! Deus te abençoe! Continuemos nesta caminhada, sem cansar, sem vacilar! A PAZ!

      Excluir
    2. Amém querido irmão, que assim seja, pois assim desejo ardentemente em meu coração! Que também possa contar com esta grande graça de conversão neste pascoa! SALVE MARIA! Deus te abençoe! Continuemos nesta caminhada, sem cansar, sem vacilar! A PAZ!

      Excluir
  7. Excelente material, será muito bem usado para eu trabalhar com meus adolescentes, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ Ibrahim!!! Muito obrigada!!! Que o Espírito Santo te anime e te ilumine cada vez mais para não desistir de evangelizar os nosso jovens e adolescentes!!! Deus te abençoe!

      Excluir
  8. A Paz meus irmãos Catequistas, texto maravilhoso são dicas que podemos usar na nossa Evangelização catequética ainda mas neste tempo de preparação para a Páscoa. Amém a todos fiquem com Deus e o Amor de Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Undel, que bom que você gostou do texto explicativo e melhor ainda é saber que será útil nos seus encontros de catequeses!!! Vamos sempre partilhando as experiências que Deus coloca em nossos corações, para melhor espalharmos a Sua Santa Palavra !!Deus abençoe e Nossa Senhora te proteja sempre!!! A PAZ!

      Excluir