Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

domingo, 4 de setembro de 2011

Sacramentos. Explicação para encontro de catequese.


Querido amigo, que bom que está me visitando agora.
É incrível como Deus nos coloca tão pertinho...
Bem, apesar de ser catequista há mais de dez anos, sempre para mim é um desafio novo os encontros que preciso ministrar.
Estou sempre em processo de aprendizagem. Cada turma, cada catequizando, são únicos, por isto, cada ano os encontros, os temas, precisam ser trabalhados, conforme os "ouvintes".
Especialmente a turminha deste ano é muito difícil, pois adolescentes de 13 anos, final da tarde de segunda feira, meu Deus, preciso muito contar com a ajuda do Espírito Santo para poder cumprir a minha tarefa e fazê-los compreender o que estou propondo. Mas, confesso que este desafio, para mim, é o combustível, acho magnifico!
Costumo chegar pelo menos uma hora antes do encontro e vou até o Sacrário apresentando sempre ao Senhor minhas limitações humanas, frente a necessidade urgente da sua Palavra ser cravadas naqueles pequeninos corações que estão começando a descobrir o mundo, com seus hormônios à flor da pele.
Para completar o quadro, a maioria dos catequizandos estudam juntos na escola e, tem uma certa intimidade fora da catequese, querem conversar, querem trocar experiências dos finais de semana, enfim, preciso mesmo da ajuda do Espírito Santo para seduzi-los. Não é fácil.
O desafio de hoje é falar sobre Sacramentos.
O Espírito Santo me fez pensar no nosso sistema circulatório para explicar a importância do Sacramento.
Sacramento, segundo nos ensina o CIC consiste nos sinais ou instrumentos através do qual o Espírito Santo difunde a graça de Cristo na Igreja.
Quando ministrei o encontro sobre o que é Igreja consegui mostrar aos catequizandos que todos nós fazemos parte deste corpo. Desenhei na lousa um Jesus bem grande, em forma de Igreja, e dentro do Corpo desenhei várias pessoas, inclusive colocando o meu nome e o deles, de seus pais, etc. Foi bem legal pois consegui mostrar que Igreja não é Templo, como todos achavam que era, mas é o  povo, o Corpo de Cristo que tem vida, que se movimenta.
Somos um membro, portanto do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Como membro da Igreja precisamos ser alimentados com "vida", com a "Graça de Cristo", assim como todos os membros do nosso corpo também são alimentados pelo nosso sangue. Os Sacramentos são "sangue" que dá vida a Igreja e que alimenta o coração que é a nossa fé. Assim como as funções realizadas pela circulação do sangue são indispensáveis para o equilíbrio do nosso corpo e vitais para a manutenção da vida, assim também os Sacramentos são indispensáveis para a vida da nossa fé. Sem os Sacramentos estamos fadados a morte espiritual!
Sabendo que a circulação sanguínea remove as toxinas dos tecidos, leva oxigênio e nutrientes para as células, transporta hormônios e realiza a defesa de nosso corpo, fica mais fácil entender o papel dos Sacramentos na vida da Igreja.
Digamos que são responsáveis em levar o Espírito Santo "oxigênio" para as nossa células, alimentam e defendem a nossa fé.
O coração, que é a nossa fé,  funciona como uma bomba, dando pressão ao sangue "sacramento" para que este circule por todo nosso corpo através dos vasos sanguíneos, alimentando-o e dando vida!
Sacramentos destinam-se à santificação dos homens e ao culto a ser prestado à Deus.Instruem os fiéis na fé e, ainda, por palavras e coisas alimentam, fortalecem e exprimem a fé. São, assim, sinais sensíveis (palavras e ações) acessíveis a nossa humanidade e realizam eficazmente a graça que significam em virtude da ação do Espírito Santo. Os Sacramentos são eficazes porque é Cristo quem age: é Ele quem batiza, é Ele quem atua nos seus Sacramentos, através do Espírito Santo.
Assim como o fogo transforma tudo o que toca, o Espírito Santo transforma em vida divina tudo o que é submetido ao seu poder, através dos Sacramentos. A partir do momento em que o Sacramento é celebrado, o poder de Cristo e de seu Espírito age nele e por ele.
Mas, assim como a livre circulação do sangue em nosso organismo é impedido pela gordura, o pecado também pode impedir os "frutos" dos sacramentos em nossa vida.
Assim, os frutos dos sacramentos dependem das disposições de quem os recebe. 
Qual é este fruto? Através dos Sacramentos o Espírito Santo nos permite participar da natureza divina.
Somos criados a Imagem e Semelhança de Deus e o pecado nos desfigura. Os Sacramentos são um meio através do qual esta semelhança vai sendo devolvida a cada um de nós.
Os sete Sacramentos são assim divididos:
1.Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e a Crisma.
2.Cura: Sacramento da Penitência e a Unção dos Enfermos.
3.Serviço: Ordem e Matrimônio.
Os Sacramentos da Iniciação Cristã são lançados os fundamentos de toda vida cristã. Recebemos o Batismo e depois fortalecidos pela Crisma e nutridos pela Eucaristia.
Os Sacramentos da Cura física e espiritual. Podem ser ministrados várias vezes, tantas quanto forem necessárias a nossa cura. Principalmente o Sacramento da Penitência, ou Reconciliação, ou Confissão, devemos buscá-los, se puder, uma vez ao mês.
Os Sacramentos de serviço são aqueles que recebemos para os outros, para servir aos outros. 
Sobre o Sacramento da Crisma já postei um artigo específico. Quanto aos demais, pouco a pouco, vou partilhando com vocês o meu estudo.
Espero que seja proveitoso para o seu encontro esta explicação sobre Sacramento, pois de fato é um desafio muito grande para nós, catequistas, passar aos meninos a importância de estar sempre ligados aos Sacramentos.
É mesmo um desafio para nós mostrar aos catequizandos a importância de permanecer sempre ligados à Igreja pela frequência sistemática, perseverante, fiel aos Sacramentos.
Deus seja louvado pela sua generosidade em dar a nós, seus filhos, membros da sua Igreja, os Sacramentos, através dos quais vamos nos mantendo em pé, vivos e fortes nesta caminhada rumo ao céu!


PAZ

2 comentários:

  1. amei essa analogia com o sistema circulatorio!!! perfeito, só o Espirito Santo mesmo!!! paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que foi útil a você, querido irmão (ã), Deus seja louvado pelo dom de sua vida! Amém! PAZ!

    ResponderExcluir