segunda-feira, 16 de agosto de 2010

QUARESMA SÃO MIGUEL ARCANJO

Histórico Quaresma São Miguel

São Francisco de Assis costumava fazer mais de uma Quaresma durante o ano e foi ele quem instituiu a "Quaresma de São Miguel Arcanjo" com inicio no dia da festa da Assunção de Nossa Senhora, dia 15 de agosto e término na festa de São Miguel Arcanjo, dia 29 de setembro.
São Francisco reconhecia a importância de se recorrer a São Miguel Arcanjo, pelo auxilio que este Arcanjo tem em exercício das almas em salva-las no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório retira-las de lá.
Esse era o principal motivo de São Francisco de Assis em fazer a quaresma de São Miguel Arcanjo:
“Para honra de Deus, da Bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma”.
São Francisco, então, subiu ao Monte Alverne no dia 15 de agosto para fazer a quaresma no silencio, solidão, oração e jejum.
E, foi durante a Quaresma de São Miguel Arcanjo que São Francisco de Assis recebeu a graça dos Estigmas de Cristo em seu corpo. Relata São Francisco que durante a quaresma, estando próximo a festa da Exaltação da Santa Cruz, quando ele viu descer do alto do céu, um Serafim de seis asas flamejantes, o qual, num rápido voo, chegou perto do lugar onde ele estava. O anjo apareceu-lhe não apenas munido de asas, mas também crucificado, mãos e pés estendidos e atados a uma cruz. Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o voo, às duas últimas cobriam-lhe o corpo.
Com esta visão São Francisco mergulhou num profundo êxtase e ele compreendeu que os sofrimentos da paixão de modo algum podem atingir um Serafim que é um espírito imortal, mas essa visão lhe fora concedido para ensinar que não era o martírio do corpo, mas o amor que incendiava a alma é que deveria transformá-lo, tornando o semelhante a Jesus Crucificado. Após ter um diálogo com o Serafim, conversa que nunca foi revelada aos outros, desapareceu aquela visão, deixando-lhe o coração cheio de amor  e imprimindo-lhe na carne a semelhança externa com Jesus Crucificado, ou seja, os estigmas de Cristo, que fez  como a marca de um sinete na cera que o calor do fogo fez derreter. Logo apareceu em suas mãos e pés as marcas dos cravos.
Assim, o verdadeiro e puro amor de São Francisco de Assis por Jesus tornou-o a Ele semelhante em seu corpo, através dos estigmas recebidos e terminada a quaresma, no dia da Festa de São Miguel Arcanjo, este santo desceu do monte trazendo em seu corpo este maravilhoso milagre do amor.
Francisco para não se igualar a Jesus que ficou 40 dias e 40 noites em jejum total, come ao final destes dias um pedaço de pão e bebe água, pois se achava indigno de se igualar a Jesus
Sendo assim, aprendendo de São Francisco, convido-os queridos irmãos e amigos, a fazer também a quaresma em honra a São Miguel Arcanjo que deverá ser feita assim:


QUARESMA EM HONRA A SÃO MIGUEL ARCANJO:


Inicio da Quaresma: 15 de agosto a 29 de setembro (Festa de São Miguel):


 que é necessário?

1º. O nosso coração deve estar reconciliado com Deus e cheio de bons propósitos. Faça uma análise de sua vida;

2º. Após a análise de sua vida, faça um altar com a imagem ou foto de São Miguel Arcanjo, colocando velas e flores para enfeitar o altar;

3º. Durante a quarentena, faça penitências, abstinências e uma boa confissão;

4º. Faça seu pedido particular e peça, principalmente, pela libertação da família, quebra de maldição, do jugo hereditário, ocultismo e outras intenções. Não se esqueça de fazer a sua árvore genealógica e colocar no ofertório da Santa Missa do dia 29 de setembro;

Todos os dias:


* Acender uma vela


* Oferecer uma penitência (pode-se oferecer uma mesma penitência durante toda a quaresma, ou uma por semana, ou uma por dia, como quiser).


* Fazer o sinal da cruz


* Rezar a oração inicial

* Rezar a ladainha de São Miguel

ORAÇÃO INICIAL:


"São Miguel Arcanjo protegei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus que instantemente vos pedimos, e vós príncipe da Milícia Celeste pela virtude Divina precipitai ao inferno a Satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós (3x)."


LADAINHA DE SÃO MIGUEL


Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, tende piedade de nós.


Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.


Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.


Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.


Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.


Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.


Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.


São Miguel, rogai por nós.


São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.


São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.


São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.


São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.


São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.


São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.


São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.


São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.


São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.


São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.


São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.


São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.


São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.


São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.


São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.


São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.


São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.


São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.


São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.


São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.


Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo,


para que sejamos dignos de Suas promessas. Amém.


Oração


Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do Céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém."


LEMBRETE:


Não podemos esquecer que ao inicio da quaresma de São Miguel passamos a travar um período de combate espiritual, em vista do poder que esta oração têm contra satanás e os espíritos imundos...portanto o inimigo fará de tudo para te desanimar, inclusive, fazendo-o esquecer de rezar ou coisa do genero. Sendo assim, é imprescindível confessar-se e frequentar o máximo possível a Santa Missa para estar forte para o combate, sabendo o poder desta quaresma e as graças espirituais que irá conseguir ao término da mesma. Tenha fé, esperança e amor...


"No mundo haveis de ter aflições. Coragem eu venci o mundo!" (Jo 16, 33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário