Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

domingo, 25 de abril de 2010

Saboreando a Vida!

Oi...Pedi ao Senhor uma Palavra que descrevesse todo o sentimento gratidão que meu coração têm pelas coisas simples da vida, o sabor de cada alimento, da companhia das pessoas que amo, da experiência de ser livre para perceber e receber aquilo que Deus põe ao meu alcance:
"Em contrapartida nutriste o teu povo com um alimento de anjos: de graça lhes enviaste do céu um pão já preparado, contendo em si todo sabor, e satisfazendo a todos os gostos. Este teu sustento manifestava aos filhos a tua doçura, pois, adaptando-se ao desejo de quem o comia, convertia-se naquilo que cada um queria." (Sab 16, 20-21)
Outro dia meu filho mais velho o Gil, (ele não é lindo?) chegou em casa  para almoçar depois da aula e me perguntou o que iria fazer a tarde e eu respondi que precisava ir ao centro da cidade comprar o copo novo para o meu liquidificador que havia rachado...ele disse:"Mãe posso ir com você? Depois voce vai em algumas lojas de instrumento comigo para ver violão?"
Respondi: "Claro filho, será muito bom passearmos juntos esta tarde."
Almoçamos, arrumei a cozinha, tomei banho e mãos a obra....
Para encontrar o copo do liquidificador fiz ele andar uns 08 quarteirões...a loja que antigamente comprava na Saldanha Marinho fechou e, então, sai a procura de outra e acabei encontrando perto do Daerp, na Amador Bueno, uma loja especializada....olhei para Gil e vi que já estava arrependido de sair comigo....rsrsrs
Ele falou: "Nossa Mãe, chega de andar atras deste copo de liquidificador, vamos embora, vai!" Até que eu encontrei a loja da rua Amador Bueno...
Para compensar as andanças, convidei para fazer outro programa que eu adoro: Ir ao Mercadão tomar suco de laranja gelado e pastel de queijo fritinho na hora....Ele aceitou prontamente...
Precisa ter coragem para ir comigo ao Mercadão, porque como amo culinária eu me delicio naqueles empórios incríveis de queijo, nada sofisticado, tudo muito simples e bom.. ele aceitou mesmo assim, mesmo conhecendo sua mãe...
Andamos mais uns oito quarteirões até chegar no mercadão, já com a língua de fora e morrendo de sede!
Sentamos na casa de suco que costumo ir, aquele delicioso cheiro de laranja exprimida, me dá agua na boca só de falar! Como amo laranja é uma das minhas frutas prediletas...fico pensando com Deus é bom em fazer uma fruta como laranja, tão cheia de caldo, tão cheia de vitamina, tão saborosa...nossa como agradeço a bondade de Deus todas as vezes que sinto o cheiro de laranja exprimidinha na hora....Suco bem gelado sem açucar, nooooossssaaaa tudo de bom depois de ter andando um bocado no centro da cidade....E o pastel então, aqueles grandões, nada de vento, cheio de queijo...Sentamos na casa e pedimos o suco, logo a dona do lugar, uma simpatia em pessoa, super simples, perguntou se Gil era meu filho e quantos anos ele tinha. Eu respondi que sim e que ele tem 16 anos...Ela mostrou uma cara de espanto e encanto ao mesmo tempo e disse: "Nesta idade filho passear com a Mãe no centro da cidade, parabéns coisa rara...os filhos hoje nem querem saber dos pais, como voce consegue este milagre?" Eu sorri e Gil respondeu por mim: "Adoro passear com minha mãe ela sabe saborear as coisas simples da vida...aprendo muito com ela..."
Então a senhora me ofereceu o bolinho de bacalhau que tinha acabado de sair....fiquei super tentada mas Gil Neto não deixou eu comer: "não mãe, esta hora bolinho de bacalhau não, vai te fazer mal!"...triste resisti a tentação...tomamos o suco e fomos ao empório de queijo da esquina, o que mais gosto...e a aventura de experimentar macadâmia, castanha de caju, do Pará, amendoim, azeitonas chilenas, queijo fresco, mussarela de bufalo em palitinho, mussarela de nozinho, de palitinho, defumada,   grana padano, canudinho de doce de leite (Gil Neto ama de paixão), azeites e, ainda, abrir a tampa dos potes de acrílicos todos igualzinhos e enfileirados e fazê-lo passar pela experiência de sentir o aroma das especiarias que tanto amo..nós moscada, curry, ervas, páprica doce e picante, cravo da índia em pó, canela etc, e conseguir perceber a importância que elas tem na finalização de certos pratos.....nossa é impossivel sair de lá de mãos abanando e como o nosso pobre dinheirinho faz festa, porque tudo é barato, sem exploração, bem diferente dos chiques Armazéns do alto da cidade,  (onde o meu pobre dinheirinho, muitas vezes, não me permite visitá-los) sem contar que a experiência de ver o povão simples saboreando as coisas boas é reconfortante....o que Deus criou não pode estar a disposição de poucos, como acontece nestes Chiques Armazéns....
Depois de tudo, um tours pelas lojas de violão da cidade, até encontrar o amor a primeira vista e poder fazer meu filhinho, um musico nato, feliz com seu novo violão "folks" vermelho, maravilhoso!
Acontece que chegamos em casa e eu com aquela vontade do bolinho de bacalhau (que na verdade é bolão de tão grande), que deixei de comer.....no dia seguinte a vitima: Meu marido....preciso voltar ao mercadão para comer aquele  bolinho...como o horário não me permite comer sem peso na consciência eu comprei congelado, para fritar em casa, minha gente não deixe de experimentar, é uma delicia, com azeitonas pretas, nossa muito bom mesmo....Bolinho de Bacalhau do Empório Basílio! Fantástico!
Foi um final de tarde diferente com meu marido, imagina só ele todo estressado andando atras de mim no mercadão da cidade....e não é que ele adorou? Tomou suco, comeu pastel, comprou queijos para o pai dele, canudinhos para meninos, levamos suco e bolinho de bacalhau para fritar a noite...
Chegamos em casa com suco geladinho, meninos adoraram, tomaram, comeram canudinho....
Viu como não é tão difícil assim ser feliz? Viu como saber saborear as coisas simples da vida traz uma satisfação imensa, contagia....meu marido concordou em ir depois de ouvir meu filho contar...e espero que também vocês possam fazer esta experiência de ser feliz, decidir-se por isto, não almejar tantas coisas, mas jamais desperdiçar o que Deus põe ao alcance de suas mãos...isto é epifania, é manifestação de Deus, é Deus conosco, é Eucaristia...é experimentar Deus nas coisas que Ele nos proporciona na Sua Bondade, na Sua Providência, na Sua Misericórdia!
Não deixemos de desfrutar o que Deus, na sua doçura, quer nos proporcionar...seja simples, pois Deus é simples e.....seja feliz! Com Deus, por Deus e para Deus!
Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário