Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

GENEROSIDADE, o verdadeiro milagre!

Meus irmãos esta é a segunda vez que tento postar esta mensagem...depois de ter completado toda a meditação, quando fui postar da primeira vez, a mensagem "desapareceu"...
Evangelho : João 6, 1-15 - A Multiplicação dos Pães.
Generosidade: Bondade, liberdade.
Bondade: Qualidade de bom, benevolência;
Liberdade:Estado da pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. Poder de exercer livremente a sua vontade. Independência, autonomia.
Vamos recorrer os passos para realização deste milagre....fazendo assim entenderemos o que Jesus quer nos dizer....
Muitos correram para ver e ouvir Jesus na montanha, deixaram tudo para isto, não pensaram em nada, em suas necessidades, foram generosos ao convite que Deus fazia em seu coração ... Não colocaram nenhum empecilho, simplesmente atenderam aos seus corações...Na verdade Jesus os atraiu até lá!
Jesus também quer estar com você, quantas vezes Ele atraiu seu coração ao Seu encontro? Como tem sido a sua resposta? Será que tem sido generoso ao convite de Jesus de partilhar sua vida com Ele? Ou será que vive encontrando empecilhos para não atender ao seu chamado?
1ª Condição para o milagre : ATENDER GENEROSAMENTE AO CHAMADO!
Jesus observa a multidão que atendeu ao Seu Chamado..Atento a multidão que o buscava, Jesus percebe que estão com fome e cansados...Jesus logo vê a necessidade de alimentar o povo, Ele sabe o que fazer!
Jesus te vê, Ele te observa sempre, Ele sabe de todas as suas necessidades, Ele quer te ajudar....
Jesus chama Felipe e lança o desafio: "Onde encontraremos pão para eles comerem?"(Jo 6,5b) - Jesus nos ensina que Ele não só observa a multidão necessitada, como sabe EXATAMENTE o que é preciso para saciá-la.
Muitas vezes em sua vida Deus vai permitir o NADA para que você possa experimentar o TUDO. Os que atendem generosamente ao chamado de Jesus, estão sujeitos a viver inúmeras situação de necessidade, do impossivel, de contar apenas com o Mestre, com sua bondade para supri-las.
2ª Condição para o milagre: UMA MULTIDÃO NECESSITADA!
Felipe, preso na sua humanidade procura um meio de solucionar ao desafio proposto por Jesus, mas nota que o que tem de material não é suficiente..NEGA a possibilidade de ajuda: "duzentos denários de pão não seriam suficientes para que cada um recebesse um pedaço!" (Jo 6,7). Felipe questiona a incapacidade de atender a necessidade da multidão, não conseguiu olhar adiante, ficou preso na sua humanidade, não foi generoso, foi egoista, medroso...quantas vezes Jesus nos chama a participar do milagre? Quantas vezes Jesus quer precisar de nossas mãos...e quantas vezes nós estamos tão presos ao nosso mundinho, a
nossa incapacidade, a sua vidinha sem graça, que não conseguimos dar um passo adiante.."infelizmente nada posso fazer!"...Aprender com Madre Tereza de Calcutá : "Ninguém é pobre demais que nada tenha para dar e ninguem é rico o suficiente que nada tenha para receber!"  Nós sempre temos o que fazer! Deus sempre quer precisar de nós...
André estava perto, atento ao Mestre e aos acontecimentos... (e você, está perto do Senhor?) André observa o desafio lançado por Jesus e nota a dificuldade apresentada por Felipe...não querendo decepcionar Jesus e sentindo-se comprometido com Ele, percebe, no meio da multidão um menino que pode ajudar...lança o desafio para Jesus, coloca-O na parede: "Há aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas que é isso para tantas pessoas?"(Jo 6, 9) André quis dizer a Jesus, "eu nada posso fazer, mas o Senhor pode!" INTERCEDEU, ACREDITOU, SUPLICOU, CONFIOU, ESPEROU! André mostrou conhecer Jesus, sua Bondade, sua Misericórdia, seu Poder!
E você, conhece Jesus? André era intimo de Jesus e por isto O conhecia..e voce, como tem buscado esta intimidade com Jesus?
Ao contrário de Felipe, André se comprometeu, e na impossibilidade, intercedeu pela multidão...foi o intercessor, peça chave para o milagre...foi generoso na sua intimidade com Jesus...André estava perto de Jesus, pode recorrer a Ele e se abandonou no milagre...verdadeiramente, o dialogo de André com Jesus foi uma oração de intercessão!
3º Condição para o milagre: ORAÇÃO, INTERCESSÃO, SUPLICA...RECORRER AO MESTRE!
O Evangelho não fala se o menino procurou André ou se foi André quem encontrou o menino, mas o fato é que os dois se comprometeram com a necessidade da multidão e apresentaram o que tinham: André, na sua intimidade com o Senhor, foi generoso e intercedeu...o menino ofereceu o que de material ele tinha...a Palavra de Deus fala que foi um menino...coração de criança, desapegado, confiante, generoso, feliz em poder ajudar de qualquer forma...é assim que Jesus quer transformar seu coração, se não tiver um coração de criança dificilmente verá milagres acontecer em sua vida...veja Felipe adulto,controlava muito bem suas posses, sabia o que tinha e teve medo de oferecer e perdeu a possibilidade de ser o instrumento do milagre...a fé exige de nós coragem e  à  Felipe faltou esta coragem porque estava apegado demais à sua limitação, a sua humanidade...Muitas pessoas impedem a realização do milagre porque ficam presas aos obstáculos, a incapacidade, a humanidade...Felipe se perdeu ao colocar seu coração no resultado... mostrou que embora andasse junto com Jesus não O conhecia..."PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!" Sua resposta a Jesus deveria ter sido: "Jesus, o Senhor acha que conseguiremos comprar pão suficiente para a multidão com duzentos denários?" mas ao contrário ficou preso na dificuldade e não conseguiu lançar-se ao Deus do Impossível!
4ª Condição para o milagre : O SIM GENEROSO!
Fico imaginando o Olhar de Jesus para o menino e a alegria de poder contar com ele...com o pouco que tinha, com seus cinco pãezinhos e dois peixinhos!
O Sacratissimo Coração de Jesus deve ter pulado de alegria, pelo SIM  sincero de André e do Menino...e no seu intimo comemorou com o Pai: "temos o suficiente para o milagre"...e o Pai, com certeza, falou ao seu Filho Amado, Querido: FAÇAMOS O MILAGRE! 
Deus não pode agir na humanidade se não por meio de mãos humanas...Deus precisa do seu SIM, o céu inteirinho espera ansiosamente o seu SIM... Deus sempre quer fazer o milagre, mas precisa de pessoas que aceitem ser canais deste milagre...Andre foi canal, o menino foi canal...e você, tem sido canal de Jesus para humanidade? Canal de amor, de misericórdia, de providencia, de milagres? Ou será que só tem olhos para você, para sua humanidade, para sua miséria, para suas limitações, para a sua vidinha?
Jesus volta novamente os olhos para multidão faminta e cansada...pede a André, o intercessor, que os manda sentar sob a relva...."Descansa filhos, o milagre está a caminho, encontrei quem me dissesse SIM!" Veja, o intercessor tem a missão de consolar o coração dos necessitados, de mostrar que Jesus pode tudo, que nada é impossivel para Ele e que o milagre está a caminho...tem o dever de dizer "Descansa em Deus, tudo dará certo!"
Muitas vezes, quando estamos famintos do milagre não conseguimos ver nada...o intercessor, aquele que está pertinho de Jesus, este pode nos ajudar e muito...é preciso que estejamos cercados de pessoas intimas de Jesus...de Nossa Senhora, dos Santos de nossa devoção e dos santos amigos, que caminham na fé assim como você, que atenderam ao chamado de Jesus!
JESUS  é o responsável pelo MILAGRE...é ELE quem multiplica o pouco que TEMOS...mas o lindo é que
embora infinitamente poderoso, Jesus se faz dependente de nossas mãos... quer que experimentemos o delicioso sabor da GENEROSIDADE, da liberdade de sermos desapegados das nossas limitações, das dificuldades, mas lutar, lutar, um passo de cada vez, apresentando como André a Jesus o pouco que temos,  e com o coração de criança poder abandonar-se ao milagre..confiantes, esperançosos...
Está disposto a abrir mão de si mesmo para dizer o SIM GENEROSO a Deus, o SIM QUE OPERA MILAGRES?
O resultado de tudo: "Tomou, então, Jesus os pães e, depois de dar graças, distribui-os aos presentes, assim como os peixinhos, tanto quanto queriam. Quando estavam saciados: Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca, Eles recolheram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados de sobra pelos que se alimentaram." (Jo 6, 11-13)
A voce, hoje, Deus lança o desafio....quer ser parte do milagre?
Fique com Deus!
A PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário