Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Arroz a quatro mãos!

Olá cozinheiros de Deus!
Hoje vou passar uma receita deliciosa de Arroz com Bacalhau que fiz junto com meu irmão aqui em casa...nossa foi um sucesso!
Não é uma receita cara porque o arroz rende bastante. Nós fizemos umas quatro xícaras e comeram doze pessoas, todos repetiram e ainda sobrou...
Vamos a receita, é bem fácil!
O bacalhau meu irmão comprou no Mercado Cidade, postas já dessalgadas. Mas, mesmo assim, deixamos de molho a noite toda.
Ingredientes:
400 g de bacalhau dessalgado (pode ser desfiado ou postas, o que preferir)
3 xicaras arroz parborizado (pode ser arroz comum, mas de boa qualidade... o parborizado vc não corre o risco de ficar papa)
1 cebola grande triturada (bata no liquidificador com azeite ou no triturador)
Cinco dentes de alho bem processados
um cálice de vinho branco seco
100 grm tomate seco
1 pimentão vermelho pequeno picadinho
1 pimentão amarelo pequeno idem
1 pimentão verde pequeno idem
Tomilho (dois galinhos - vc encontra fresco no Pão de Açucar)
100 g azeitonas pretas picadinhas
Pimenta vermelha (coloque uma inteira e depois tire na hora de servir)
Lascas de parmesão
um cálice de vinho branco seco
Cozinhe o bacalhau por 30 minutos no caldo: 1/5 litro de água, uma cebola pequena (pode colocar inteira), um tomate maduro (inteiro), dois dentes de alho, um bouquê de ervas (tomilho, louro, manjericão, alecrim, salvia) um fio de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Tire o bacalhau e desfie. Passe na peneira todos os ingredientes do brodo ou bata no liquidificador, o que preferir e reserve o caldo quente para preparar o arroz.
Esquentar uma panela de ferro ( se não tiver pode ser outra, lógico!), quando estiver quente o fundo colocar tres colheres de sopa de azeite e a cebola. Deixar a cebola murchar e acrescente o alho. Quando estiver sequinho acrescentar o arroz e mexer bem, deixar fritar um pouco e acrescentar o vinho. Deixar evaporar, depois colocar todos os demais ingredientes, menos a azeitona que se coloca só no final. Mexer bem e deixar fritar um pouco o arroz com estes ingredientes, depois colocar o brodo, como qualquer outro arroz e deixar cozinhar. Quando estiver cozido, acrescente as azeitonas pretas e o parmesão em lascas, a seu gosto. Tire a pimenta e sirva com batata palha, um bom vinho e Bom Apetite!
Faça, é uma delicia e foi aprovação 100% aqui em casa!
Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário