Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

HORA SANTA PARA CATEQUESE, EM FAMÍLIA!

Queridos de Deus!
Estamos próximos da sexta feira da Paixão e sei que muitas comunidades e paróquias estão preparando os momentos de reflexão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na maioria das paróquias, e é o que acontece na minha, os momentos são divididos entre as pastorais, e a catequese fica sempre responsável por uma hora de adoração.
Vou postar hoje um material que preparei para este momento de adoração para a catequese, fazendo uma reflexão com a família e espero que seja útil para você, querido(a) amigo(a) catequista!
Deus seja louvado por este maravilhoso ministério que é a catequese e que possamos sempre nos unir para melhor desempenha-lo, partilhando nossas pequenas conquistas!
Uma santa e feliz Semana Santa para todos!
A PAZ!
Abaixo segue o material!

HORA SANTA CATEQUESE

Cantos ao Espírito Santo.

Leitor 1: Neste momento, diante de Jesus sacramentado, presente na Eucaristia, nesta sexta feira santa, vamos silenciar o nosso coração para nos unir inteiramente a este Deus que, nesta hora, precisa de nós.
Canto: Noite traiçoeira.
Leitor 1: No íntimo do nosso ser, vamos reconhecer todo o maravilhoso plano de salvação que Deus operou por cada um de nós, a entrega total de Jesus por cada um de nós. Fechando nossos olhos, vamos meditar no fato de que, mesmo que fossemos o único nesta terra, ainda assim, ainda que fosse só por mim, só por você, Jesus se entregaria para nos salvar.
A sentença de Jesus foi decretada, sem que Ele se defendesse, sem que alguém O defendesse...e Jesus aceitou-a livremente, ninguém O obrigou a isto, Ele deu-se por amor, simplesmente, por amor e não Lhe pouparam nada e sobre seus Digníssimos Ombros colocaram a Cruz, pesada, fria... a Cruz dos nossos pecados, de nossa ingratidão, da nossa frieza, da nossa indiferença, do nosso esquecimento, do nosso egoísmo, do nosso desamor...
Medite agora o quanto este Deus te ama...  o Amor do Pai que entregou seu Filho por você, o amor do Filho que se entregou por você, e o amor do Pai e do Filho que agora habita em teu coração pelo Espírito Santo.

Todos: Jesus Sacramentado, nosso Deus amado, neste momento quero estar unido a Ti, ofereço meu coração, todo meu ser, para Te adorar, para louvar e bendizer por todo seu sofrimento, por todo Preciosíssimo Sangue derramado por cada um de nós.
Canto: Quem poderá resistir...

Leitor 1: Pensa, filho de Deus, que este amor louco de Deus por você, foi ao extremo, até a última gota do Sangue Preciosíssimo. Pensa que livremente Ele aceitou a Cruz por você e o que você tem feito por Ele?
Como temos agradecido este Amor? Como temos amado a Cruz de Jesus? Pede agora, filho de Deus, forças ao Senhor para amá-LO com a batida do teu coração e de todos aqueles que ainda não O amam, não O adoram, não Creem n’Ele, não O esperam...
Põe a mão no teu coração agora, sente a batida, lentamente, sente que a vida existe em tua pessoa, e que você está aqui hoje e que Deus conta com você na situação em que encontra sua vida neste momento, na sua família, no seu trabalho, na sua comunidade... ama o Teu Senhor em todos aqueles que convivem contigo... Jesus precisa de muitos Cirineus, muitas pessoas que O ajudem neste plano maravilhoso do Pai de Salvação... e hoje, nesta manhã, o convite é para você...
O mundo hoje tem repugnância da Cruz, o sentido do sofrimento perdeu-se por uma busca incessante do próprio prazer, da própria felicidade, não é este o convite que Deus nos faz... hoje, filho de Deus, Jesus te convida a segui-lO no calvário, na Via Sacra... afinal amor com amor se paga!
O mundo quer que você despreze a cruz, mas Deus lhe pede: Nega-te e tome a sua Cruz, então estará devolvendo Amor com Amor!
Por isso, com a mão ainda no teu pobre coração diz:

Todos: Jesus meu coração quer estar contigo na Cruz! Coração meu, coração meu, não se engane, não existe melhor meio de amar o Teu Senhor senão encontra-LO na CRUZ!

Canto: Venho Senhor minha vida oferecer....

Leitor 2: Jesus quer estar em todos as situações de sua vida, Jesus quer estar no seu trabalho, Jesus quer estar na sua família, Jesus quer estar na sua escola...
Ele te convida agora, a entregar as cruzes que têm enfrentado na sua Família... reconheça que nos dias de hoje, as pessoas chamam de cruzes todas as coisas desagradáveis que acontecem na vida familiar e, por este engano, não sabem leva-las como filhos de Deus, como seguidores de Jesus,  levam-na com desgosto, com murmúrios, com reclamações, não a aceitam, recusam-na e nas famílias, Jesus sofre a indiferença, o egoísmo, ao ver que cada um luta pela própria felicidade... perdeu-se o sentido do sacrifício por amor, esqueceram do compromisso que assumimos e comungamos no altar do Senhor...

Todos: Senhor eu comungo contigo, quero seguir-Te, me ajude a aceitar a minha cruz e a carrega-la com amor, com confiança, com esperança, com a certeza de que me vês, me ouves, e estas comigo. Perdoa-me Senhor, se meu coração tem repugnado a cruz. Perdoa-me Senhor porque muitas vezes me esqueço que na Tua Paixão nos mostrou que a Cruz deixou de ser um símbolo de castigo, mas consiste no sinal de Vitória, da Tua Vitória, da nossa vitória em Ti!

Canto: Ninguém te ama como eu...

Leitor 2: Procure a simplicidade, filho de Deus, abre o teu coração. Olha em tua volta, tudo o que Deus te concedeu de bom, olha que ainda nem tudo está perdido... abrace tua cruz, segue adiante, com mais amor, com mais confiança, com mais carinho, com mais fortaleza... refugia-te no Coração Sagrado de Jesus, este Coração que solitário tantas vezes te espera no Sacrário, para te consolar, para te instruir, para te animar... esta é a tua segurança, a tua alegria em saber que Deus aí está na Eucaristia para estar contigo, para te alimentar... Ele não te abandona jamais! Lembra que é você quem O abandona sempre...
Agora Jesus quer falar com cada um de nós em particular, na função que Ele nos colocou em nossa família... viver em família é calar-se, perdoar-se, e hoje, aqui nesta sexta feira santa, o convite de Jesus é ao arrependimento, pois ainda há tempo para mudar o rumo de sua família, para adequa-la aos planos e sonhos de Deus para uma família santa! Jesus te convida família de Deus, a ser luz ao meio da escuridão deste mundo e por isto, fala a cada um de nós!
Leitor 3 (preferencia um homem): Jesus quer falar com você pai, que tem carregado a pesada cruz do sustento de sua família. A pesada cruz da direção e decisões de sua família, o dever de correção dos filhos, de defende-los contra o mau exemplo, principalmente através do seu bom exemplo...Jesus quer te convidar a entregar para Ele o timão de sua família, o leme, para que possa Ele conduzir e levar o barquinho da tua casa no infinito mar de Sua misericórdia... Jesus quer te falar que sabe de tuas lutas, de teus medos, reconhece o quanto faz pela tua família... Jesus quer agora te convidar a unir todo o seu suor sagrado ao Suor Digníssimo e Sagrado d’Ele... e te convida ao arrependimento...
PAIS: Senhor, nesta manhã, quero te pedir perdão pelas vezes que não fui fiel ao plano de amor que traçou para minha família. Pelas vezes que não fui exemplo de cristão. Pelas vezes que não soube valorizar o sacrifício que faço pelos meus. Pelas vezes que fui egoísta, soberbo, indiferente, calado. Pelas vezes que não me posicionei, que não me deixei alcançar pelos meus filhos e pela minha esposa, por não me comprometer contigo. Me perdoa Senhor se não sou luz para meus filhos, para minha esposa. Perdoa pelos murmúrios, pelas reclamações, pelas indignações, pelos medos, pela falta de confiança na Tua Providência, me perdoa Senhor, por não procurar ser como seu pai, São José. Perdoa Senhor se não consegui convencer os meus filhos e esposa que a Fé em Ti é o maior tesouro que podemos ter na vida e não os bens materiais.

Canto: Perdão Senhor, tantos erros cometi...

Leitor 4 (de preferencia uma mãe): Jesus quer falar agora com você mãe...quer te dizer que o amor de Deus se exerce por meio do teu amor materno e, por isto, quer te convidar a unir o teu coração ao d’Ele, todo o teu sacrifício no cuidado do lar, na roupa que você lava e passa, na casa que você arruma, na comida que prepara, na louça que lava... o Senhor quer estar com você nesta tua função tão simples e tão importante de cuidar do teu lar. Mas também quer falar com a mãe que, apesar de todas estas coisas, ainda trabalha para fora, ajudando ao seu esposo no sustento do lar... Jesus sabe, mãe, que muitas vezes parece que o mundo vai desabar em tua cabeça, em tua volta e não vê saída...mais te convida a seguir adiante, a entregar ao Pai, em nome do Sangue Precioso que hoje se derrama no calvário, tudo o que te preocupa, seu marido, as finanças da família, seus filhos, a necessidade de, muitas vezes,  deixa-los para ir trabalhar... Jesus conhece suas dores e lutas mais te pede que se espelhe na Sua Santíssima Mãe, e se prostre, e se dobre diante do mistério da permissão de Deus na vida dos seus, acreditando que tudo é providência, tudo concorre para o bem da sua família... como Maria Santíssima agora, fala ao Senhor:
MÃES: Jesus Sacramentado, meu Senhor e meu Deus, neste momento eu me entrego a Ti, e me prostro e me dobro diante da Tua Paixão, da Tua dor, e de todas as dores que tenho enfrentado na minha condição de mãe e esposa e te peço, Senhor, com toda força do meu ser, pelo amor divino e materno que coloca em meu coração, como Maria Santíssima eu digo: EIS-ME AQUI SENHOR, A TUA SERVA E TE PEÇO CUMPRA-SE E FAÇA-SE NA SUA INTEGRALIDADE OS DESÍGNIOS DE DEUS PARA MINHA FAMÍLIA, SOBRE O MEU MATRIMÔNIO, SOBRE A VIDA DO MEU ESPOSO, SOBRE A MINHA VIDA, SOBRE A VIDA DOS MEUS FILHOS!  Perdoa-me Senhor pelos meus murmúrios e reclamações, pelo meu desleixo, pela minha falta de confiança e fé, pelos meus medos e desanimo, por muitas vezes não ser luz na minha família, pelos meus não conseguirem ver em mim nenhuma característica de Sua Santíssima Mãe... perdoa Senhor por as vezes sonhar demais e desejar o que não tenho, por não aceitar o que Deus desejou para mim...

Canto: Santa, santa Maria... ou Vem Maria, vem.

Leitor 5 (de preferência um catequizando)  :Vocês filhos, catequizandos que estão presentes aqui, neste momento de adoração, agora é com vocês que Jesus quer falar... Jesus quer que reconheça todo o sacrifício de seus pais na sua educação e sustento e pela sua colaboração no convívio e harmonia do lar, pelas pequenas obrigações que a tua condição te filho te impõem, pelas vezes que ao invés de alegria, trouxe para meus pais desgosto, decepção. Jesus quer que você, consagre o amor de sua mãe que te deu vida e do seu pai que te sustenta e pela dedicação de ambos para seu bem. Feche os seus olhos e entregue agora seus pais ao Coração de Jesus e depois, então, Nosso Senhor te convida a rezar:
FILHOS: Jesus hoje estou aqui em Tua Presença e te peço perdão por tudo o que tenho feito e que não te agrada Senhor. Perdão por desprezar os sacrifícios de meus pais e por não me empenhar nos estudos, por ser um mau aluno, por não me esforçar para dar o melhor de mim na escola e fazer valer todo esforço que meus pais desempenham para me sustentar. Perdão por pedir muitas coisas aos meus pais, coisas que não necessito, por colocar a pesada cruz dos meus mimos nos ombros dos meus pais e com isto faze-los muitas vezes, trabalhar mais do que é necessário. Perdão por não cuidar das minhas coisas, por não valorizar o pouco ou muito que tenho, por não saber partilhar o que tenho. Perdão por não obedecer aos meus pais, por responder, por brigar com meus irmãos, por tirar muitas vezes a harmonia do lar. Perdão por não colaborar no lar, por deixar as coisas desarrumadas, por não ajudar minha mãe e quando não aceito e acato as correções dos meus pais.
Canto: Oração de São Francisco.

Rezemos todos juntos:
Louvo as chagas e o Sangue do Cordeiro,que curam as fraquezas do meu corpo.
Louvo as chagas e o Sangue do Cordeiro,
que curam as fraquezas da minha alma.
Louvo as chagas e o Sangue do Cordeiro,
que curam as fraquezas do meu espírito.
Adoração ao Cordeiro de Deus que derramou
Seu Sangue por nós em agonia!
No Seu Sangue há poder para perdoar.
No Seu Sangue há poder para purificar.
No Seu Sangue há poder para salvar.
No Seu Sangue há poder para libertar.
No Seu Sangue há poder para vencer.
No Seu Sangue há poder para renovar.
No Seu Sangue há poder para proteger.
Para aquele que crê no poder do
Sangue de Jesus, nada é impossível.
Louvo o Sangue do Cordeiro, que cobre todos
os meus pecados, para que não mais sejam vistos.
Louvo o Sangue do Cordeiro, que me purifica de
todos meus pecados e me torna alvo como a neve.


Leitor 1: Jesus, no calvário agora pergunta:
Leitor 3: Pais e Mães, você não amam seus filhos apaixonadamente?
Leitor 4: Esposos, não se amam profundamente?
Leitor 5: Filhos, existe alguém em sua vida que mereça melhor lugar em seu coração que não seus pais?
Leitor 1: Assim, filhos de Deus, neste momento, nesta hora, reverta todo este amor para Jesus. Só existe um amor, o amor que sentem um pelo outro na família, este amor vem do Coração de Deus, subsiste por esta Sangue Precioso derramado por nós.
Leitor 4: Pais! Amai o Santíssimo Sacramento como ama sua família! Sacrifique-se por Ele como o faz pela sua família! Gaste teu tempo com Ele como gasta em teus ofícios!
Leitor 3: Mães! Amai o Santíssimo Sacramento como o seu coração de mãe, amai-O como a um filho! Amai-O como seu esposo!
Leitor 5: Filhos! Amai o Santíssimo Sacramento como vossos pais!
Leitor 1: Família de Deus, Adorai a Jesus sobre o trono do seu coração, apoiando-vos n’Ele, no ardente amor que sente por vocês. Exaltai-O, oferecei-Lhe em homenagem de adoração e de total submissão as chaves da sua casa, de tudo o que tem e são. Proclamai-O agora, neste momento, Senhor de suas vidas, e dizei que sois feliz por tê-Lo encontrado!
Canto : Podes Reinar.
Ofereçamos tudo pelas mãos de Maria Santíssima, rezando, em pé e de mãos dadas, esta Ave-Maria:


Para terminar, convidamos a todos a se achegar junto ao Senhor presente no Santíssimo Sacramento, em família, afim de receber d’Ele, do Senhor da Glória, do Senhor da Graça, a benção para suas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário