Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Quero viver num lar cristão!


Amado de Deus, bom estarmos juntos novamente!
Muito obrigada pela visita e passe para frente o que de bom você conseguir assimilar neste espacinho de Deus!
Seguindo o pensamento do post anterior, isto é, pretendendo ser imitadores de Maria, resolvi hoje esclarecer a postura de um lar cristão.
Como vamos indicar para as pessoas que nos cercam, que por vezes nos visitam e a nossa casa, que nosso lar é um lar cristão?
Vejamos o que nos ensina o Padre Geraldo Pires de Souza sobre as práticas de uma Família Católica, de um lar cristão:



A casa de família - deve ser benzida e nela entronizado o quadro do Sagrado Coração de Jesus. Está escrito que ricas bênçãos Deus derramará sobre a casa e seus habitantes, sempre que isso se der. Pelos quartos, à cabeceira das camas, haverá um quadro de santo, um Crucificado. Aqui te dou o conselho de procurares antes poucos, mas belos quadros ou imagens, do que muitos e feios.

No horário da casa - haverá tempo marcado para as orações da manhã e da noite. Que belo costume esse de se unir a família perante o oratório da família e aí rezar pelos presentes e ausentes!

Nos dias da semana - o domingo tem lugar de honra. É dia sagrado, dedicado primeiro à oração e à Missa e somente depois aos divertimentos inocentes. É também dia respeitado, até nos trajes festivos da família. O mesmo se dá com os dias de festa religiosa. No aniversário dos batizados, das primeiras comunhões, a família faz questão de agradecer a Deus as graças que esses dias trouxeram.

As devoções da família - Se o pai já trouxe algumas de seu tempo de moço, ou se na tua mocidade praticava algumas, continua com elas na casa. Sobretudo a devoção a Nossa Senhora não pode faltar, em caso algum. Pois é garantia de salvação eterna e fonte de muita bênção material. Mas, não o esqueças nunca, a primeira devoção cristã é a Santa Eucaristia. Amor a nosso Senhor Sacramentado - pela assistência à Santa Missa - deve ser precioso patrimônio de todo lar cristão.

Fidelidade á fé - A cristã a recebeu dos pais e deve deixá-la aos filhos. Do contrário, os privaria da herança mais preciosa na vida. Tudo farás, leitora, para conservá-la em ti e nos teus. Para isso é preciso praticar a oração... fugir dos livros maus e procurar os bons. Sobretudo é necessário viver de acordo com aquilo que se crê. Combaterás energicamente as superstições que tanto prejudicam a fé e ofendem a Deus. Se algum dos teus se afastar da fé, não descanses nas tuas orações e sacrifícios para convertê-lo. Cedo ou tarde o conseguirás...

Trecho do livro: As três chamas do lar - Pe. Geraldo Pires de Sousa

Confesso a vocês que nem tudo consigo operar em meu lar, pois embora deseje ardentemente, não depende unicamente de mim.
Quando meus filhos eram menores tínhamos o costume de rezar juntos diariamente, mas agora, na juventude consigo ir a missa aos domingos juntos, e me sinto imensamente abençoada por isto, já que conheço inúmeras famílias que ainda não conseguem ir a missa juntos, mesmo que tenham disponibilidade para isto.
Este ano vou enfrentar o desafio do meu filho morar fora de casa para estudar e quando fomos visitar uma das repúblicas de sua lista, ele me apontou:
"Olha mãe, a casa não só é pertinho da Universidade, como tem uma Igreja á três quadras, no domingo que não for para casa, posso ir a missa aqui..."
Meu coração se encheu de alegria, porém, continuo rezando para que ele consiga manter este propósito sempre vivo e não se deixe contaminar pelos que não acreditam na importância da Eucaristia...
Mas é assim mesmo, amados de Deus, vamos lutando sempre, rezando sem cessar, sem desânimo, sendo "auxiliares" de Deus na salvação de nossa família!
Sua fé, sua esperança, seu amor e sua oração salvam, acredite!
Coragem!
PAZ!

2 comentários:

  1. Oi Stelinha!
    Já faz um tempinho que sigo o seu blog,anonimamente.Gostaria de dizer,que tem certas matérias que li,me ajudaram muito a não desistir,a continuar lutando,mesmo que pareça impossível.Desde já obrigada por tudo.
    Este post sobre um lar cristão,é lindo e maravilhoso.Pena que na minha casa algumas coisas esta longe disso.Infelizmente,meu marido,não é um homem totalmente temente a Deus,ele só reza em casa e nada mais.Isso muitas vezes me desanima muito sabe!Mais nunca desistir,porque sei que um dia Deus vai tocar fundo em seu coração,e isso vai mudar,basta esperar no Senhor.Temos 3 filhos Mariana de 8 anos,Luciana de anos e Thiago de 2 anos e 9 meses,muita coisas ensino a eles.Mais uma coisa meu marido me apoia:aqui em casa,não entra novela,nem bbb,nem programas fúteis de tv.Aqui em casa só tem desenho sádios pra eles,nem todo desenho eles assistem.Meu marido até colocou uma tv por assinatura pras crianças.Acho que essa atitude do meu marido,já é de grande valia pra mim.Já falei(escrevi) demais,né? rsrs.Um grande abraço a você.

    ResponderExcluir
  2. Querida Valéria, muito obrigado por acessar o blog...
    Não desanime jamais, estamos juntas nesta luta pela conversão da família...
    Continue firme neste propósito, não desanime, reze, espere em Deus, entregue para Ele e logo, logo, estará recebendo uma grande surpresa do céu, tenho certeza disto...Deus já está agindo em sua família, certamente, vc tem um lar cristão, confie nisto!
    Se vc puder leia a postagem "Grandes Mulheres" vai gostar do testemunho...certamente vc é uma delas!
    Bençãos abundantes, paz e bem!
    Stelinha

    ResponderExcluir