Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PENTECOSTES: "Espírito Santo de Deus, doce amigo da minha alma, VEM!"

Queridos irmãos e irmãs!

"...mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas.." 
(At 1, 8)

       Domingo é festa de Pentecostes, a vinda do Espirito Santo sobre os Apóstolos hoje é vivida por cada um de nós que deseja ardentemente este doce amigo da nossa alma!
Tenho pensado muito neste desejo ardente que precisa existir em meu coração para que este amigo querido da minha alma jamais se afaste do meu pensamento, do meu coração, do meu falar, do meu ouvir, do meu sentir, do meu agir...
     Os sete dons infusos no Batismo, presente de Deus para cada um de nós e que é avivado no nosso crisma, são armas que este doce amigo da nossa alma nos garante para que, junto com Ele, possamos alcançar a santidade e o céu!
       Sabedoria, que me ajuda a compreender o plano salvifico de Deus, me esclarece o que significa comungar com Ele no altar, me ajuda a compreender a pérola do sofrimento vivido com amor e resignação, enfim, me anima ao Céu e suas promessas, me une ao Céu e aos seus Santos..."Então se abriram os olhos e O reconheceram!" (Lc 24, 31a)
    Entendimento, que me auxilia na compreensão da Sagrada Escritura e de todos os ensinamentos da nossa amada Mãe Igreja..."E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhe o que dele se achava dito em todas as Escrituras." (Lc 24, 27)
     Ciência, que suscita em mim atitudes de participação, de luta e de ousadia frente as oposições deste mundo..."A quem foi revelada a ciência? Quem pode compreender a multiplicidade dos seus caminhos? Somento o Altissimo, Criador Onipotente, Rei Poderoso e infinitamente temivel, Deus dominador sentado em seu trono; foi ele quem a criou no Espirito SAnto, quem a viu, numerada e medida;  Ele a espargiu sobre todas as suas obras, sofre toda a carne, á medida que a repartiu e deu-a aqueles que a amavam!" (Ecle 1, 14-15) "A Sabedoria distribuiu a ciência e a prudente inteligência, eleva a glória aqueles que a possuem." (Ecle 1,24)
      Conselho, me ajuda a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados, a dar esperança aqueles que estão perdidos..."O homem de bom senso guarda as suas Palavras, muitos falarão em voz alta, de sua prudência!"(Ecle 1, 30)''
       Fortaleza, este dom me faz forte, corajosa para enfrentar as dificuldades da fé, para enfrentar todos os desafios necessários e ser FIEL a esta fé que professo ter..."No mundo haveis de ter muitas aflições CORAGEM! Eu venci o mundo!" (Jo 26,33)
        Piedade, ascendo o fogo do amor...amor a Deus, aos irmãos, ao céu! Um gosto pela oração, pela meditação da Palavra de Deus, pelas práticas religiosas; um desejo constante de estar em sintonia com Deus! "O dom do Senhor permanece com os piedosos e sua benevolência os conduzirá para sempre!"(Ecle 1,17)..."A benção do Senhor é a recompensa do piedoso, num instante floresce a sua benção!" (Ecle 11, 22)
        Temor de Deus me ajuda a compreender o quanto Deus me ama e, não só aceitar, mas principalmente a corresponder a este tão grande amor, entendendo e vivenciando que nada e nem ninguém é e nem pode ser maior ou ocupar lugar melhor em minha vida do que Deus!"O amor de Deus é uma sabedoria digna de ser honrada. Aquele a quem ela se mostra, amam-na logo que a vêem, logo que reconhecem os prodigios que realiza. O temor do Senhor é o inicio da SAbedoria..." (Ecle 1, 14-16).
        São estes os sete dons que recebemos de "graça" no Batismo e que nos auxiliam, como vocês viram, na nossa santificação...contudo, como Deus respeita a nossa vontade, precisamos desejar ardentemente que este Espirito Santo tome conta de todo o nosso ser e passe a agir em nós com seus dons...se não desejamos, estes dons ficam "engavetados" e permanecemos nas trevas, nossas decisões são tomadas na escuridão de nossa pequenez, deste mundo..."A sabedoria, a ciência e o conhecimento da Lei vêm do Senhor, dele vêm o amor e pratica das boas obras. A loucura as trevas são criadas para os pecadores; para aqueles que se comprazem do mal" (Ecle 11,15-16).
          Se invocamos o Espirito estamos na luz, se o deixamos de lado estamos em trevas!
        Também tenho em meu coração que deixar este doce amigo da alma quieto é um ato de grande desamor com Aquele que na sua benevolência de graça nos concedeu este grande presente...imagine só, se você ganha um presente lindo, caro, único de seus pais e nem sequer o abre, deixa-o guardado no armário, sem nem mesmo conhecê-lo, em nem mesmo prová-lo, não seria um gesto de falta de amor? Então, não pode ser diferente com nosso Pai Eterno que tão graciosamente nos concedeu em abundância o Seu Espirito Santo !
        Vamos lá, amigos....este domingo tão especial...clame, invoque, suplique, mas acima de tudo, deseje ardentemente este doce amigo para sua alma e, certamente, experimentará isto:
"Depois disto acontecerá que derramarei o meu Espirito sobre todo o ser vivo: vossos filhos e vossas filhas proferizarão; vossos anciãos terão sonhos e vossos jovens terão visões; Naqueles dias , derramarei também o meu Espirito sobre os escravos e as escravas. Farei aparecer prodigios no céu e na terra, sangue, fogo e turbilh~es de fumo; O sol se converter-se-á em trevas e alua, em sangue ao se aproximar o grandioso e temivel dia do Senhor. Mas todo o que invocar o nome do Senhor será poupado, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá um resto, como o Senhor disse; e entre os sobreviventes estarão os que o Senhor tiver chamado.!" (Joel 3, 1-5)

Vamos rezar?

"Vinde, Oh Espirito Santo, eu dou toda a liberdade para agir em minha alma, revela todo o segredo escondido no Coração Sagrado do Meu doce e Adorado Jesus, enchei a minha alma deste amor que me cativa, que me atrai, que me completa, que me deixa plena, feliz...preciso de Ti, Oh Espirito Santo, como preciso, não vê que sou pequena e incapaz? Então, assume a Sua Missão em mim, dá-me os seus dons, me ajude a amá-los acima de tudo, como a minha maior riqueza, quero viver guiada por Ti...agora, estando no dominio da minha plena razão, eu desejo ardentemente que retire todo obstáculo que possa estar impedindo a Tua ação em mim, e te dou livre acesso em meu coração, em minha vida. Amém!"

   






             

Nenhum comentário:

Postar um comentário