Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

domingo, 16 de fevereiro de 2020

NOVENA DA SAGRADA FACE

Queridos, a paz!
Hoje quero compartilhar com vocês uma devoção particular que tenho com a Sagrada Face do Nosso Senhor.
A Sagrada Face toca profundamente o meu coração, principalmente pela VI estação da Via Sacra, o encontro de Jesus com Santa Verônica. Ao meditar por várias vezes esta atitude de Verônica aprendi que devemos vencer as multidões para correr ao encontro do Senhor. Santa Verônica, sem medo dos  falatórios e das gritarias deste mundo e até mesmo vencendo o perigo que a situação em si revelava,  correu em direção ao Senhor, manifestou o seu amor e como "prêmio" por esta manifestação ousada do seu amor, teve estampada em seu lenço a Sagrada Face do Senhor.
Então, aprendi que a devoção e contemplação da Sagrada Face foi um presente do Senhor a Verônica e que, por ela, nos é apresentada como um grande presente do céu. 
Não sei se você já fez a experiência de ficar alguns minutos em silêncio contemplando a Sagrada Face... quantas maravilhas já experimentei assim... quantas vezes já ouvi no silêncio da Sagrada Face o grito de amor de Deus por nós...
Esta relíquea encontra-se hoje na cidade de Manopello na Itália, e a tradição da Igreja a reconhece como real, tanto que o Papa Bento XVI, em setembro de 2006, fez questão de venerá-la, sendo ele o primeiro Papa a fazê-lo.
Além da Via Sacra, da qual tenho imensa devoção, minha grande amiga Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, também me ensinou, em sua pequena via,  a buscar a contemplação da Face do Senhor, como fonte de cura, de libertação, de proteção, de amor, um grande amor que, de tão grande, preenche todas as lacunas e carências da minha vida!!!
Existe ainda as revelações que foram feitas através da Irmã Pierina, onde Nossa Senhora lhe mostrou um escapulário formado de dois paninhos. Num ela viu a Face de Jesus com as palavras ao redor:"Ilumina, Domine, vultum tuum super nos"  (Senhor, fazei resplandecer a Vossa Face sobre nós). No outro estavam escritas em volta de uma hóstia as palavras: "Mane nobiscum, domine" (Senhor fica conosco). E, neste dia, Nossa Senhora assim falou com a Irmã Pierina:
"Escuta bem e transmite ao teu confessor que este escaúlário é uma arma de defesa, escudo de fortaleza e penhor de misericórdia que Jesus quer dar ao mundo nestes tempos de sensualidade e de ódio contra Deus e a Igreja. São poucos os verdadeiros apóstolos. É necessário um remédio divino e este remédio é a FACE DO MEU FILHO!" 
Depois, Jesus também apareceu a Irmã Pierina e disse: "Quero que Minha Face seja honrada com uma festa própria na Terça-feira da Quinquagésima (terça feira de carnaval) e que esta festa seja preparada por uma novema a qual todos os fieis façam comigo reparação."
Segue então a Novena da Sagrada Face para você, querido irmão, fazer a experiência de ser por ela tocado, curado, liberto... 
A contemplação da Sagrada Face, da Via Sacra, nos leva a perceber o amor de Deus por nós e nos leva a seguir Jesus pelo que Ele fez e não pelo que pode fazer!!! Na Sua Paixão e Morte, Jesus nos revela o quanto o Seu amor por nós é capaz!
Ao contemplar a Sagrada Face percebemos o quanto são pequenas as nossas lutas e como devemos a tudo entregar e confiar pois, quem tanto nos amou jamais nos deixará! 
E, como nos ensina São Paulo: "Aquele que não poupou seu próprio Filho, como não nos dará com ele todas as coisas?" (Rom 8,32)
Força e coragem meu irmão, juntos caminhando para o céu, sempre em frente, seguindo os passos de Jesus, orientados por Sua Mãe Santíssima, auxiliados por nosso anjo da guarda e todos os santos do céu, chegaremos lá!
Tenha fé. Acredite. A Sagrada Face neste momento tem seus Olhos fixos em sua vida e em suas dores... ao seu tempo, tudo ficará bem.
Deus abençoe!
Segue abaixo a novena!


NOVENA DA SAGRADA FACE

1º Dia:

Oração preparatória para todos os dias:
Senhor, procuro Vossa Face! Não me afasteis para longe dela por causa de meus pecados; não desvieis de mim Vosso Santo Espírito.
Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instruí-me no caminho dos Vossos mandamentos.
Eterno Pai, contemplai a Face de Vosso Filho e por seus infinitos merecimentos concedei-me um ardente desejo de reparar as injúrias feitas à Vossa Divina Majestade e a graça que desejo alcançar nessa novena. Assim seja.
Oração: Oh! Amorosíssimo Jesus! Vossa palavra e a expressão de Vossa Face abrasada em amor, nos revelam, no Cenáculo, a veemência com que Vosso coração desejava a hora de dar-nos a Eucaristia! Inflamai meu coração de amor por esse sacramento adorável, visitando-o e recebendo-o freqüentemente com a pureza dos anjos.
Consideração: Se Jesus me ama, se Sua Face me procura, o que me detém?… Que me pede Jesus, senão amor e confiança?… Negar-lhe-ei?…
Virtude a praticar: Desprendei-vos, pelo menos de coração, de todas as coisas da terra. Seja Jesus vosso tesouro.
Oração final para todos os dias: Deus Todo-Poderoso e Misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa de nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

2º Dia:
Oração preparatória: (todos os dias)
Oração: Oh, Vítima Divina, meu doce Jesus! Face adorável, banhada em suor de sangue no Getsêmani, descobre-me a grandeza de Vossas dores e a gravidade dos meus pecados. Dai-me a mim e a todos os pecadores um sincero arrependimento com firmíssimo propósito de nunca mais pecar.
Consideração: Por toda a parte onde se mostrou sobre a terra, a Sagrada Face de Jesus abençoou, perdoou, curou e fez o bem…Jesus dirige o mundo com Seu olhar! Eu O invoco, porque não serei atendido?…
Virtude a praticar:
Sede dócil às inspirações da graça. O olhar de Jesus que vos solicita é uma graça; entregai-vos a sua celeste influência.
Oração final: (todos os dias)

3º Dia:
Oração preparatória: (todos os dias)
Oração: Oh! Meu amabilíssimo Jesus! Vossa Face augusta e serena teve uma expressão de dor imensa ao receber o beijo do traidor. Dai-me a graça, eu vos suplico, de participar de Vossa íntima aflição pelos sacrilégios que cometem os que Vos recebem em pecado mortal no Sacramento de amor, desagravando assim, a traição de Judas
Consideração:Sim, eu sei, meu Redentor está vivo. Esta mesma Face que eu contemplo, hoje tão amargurada pela traição de um apóstolo infiel, hei de contemplar um dia radiante de graça e de esplendores. E, se eu for fiel, assim a contemplarei por toda a eternidade. Meu bom Jesus, mostrai-me Vossa Face.
Virtude a praticar: Fidelidade em observar os mandamentos divinos: "Falai, Senhor, Vosso servo Vos escuta".
Oração final para todos os dias.

4º Dia:
Oração preparatória para todos os dias. 
Oração: Oh! Meu dulcíssimo Jesus! Vossa Face de infinita bondade é objeto do mais vil insulto pela cruel mão de um servo em casa de Anás. Assim Vos tratam, meu doce Salvador, porque aborrecem Vossas palavras de justiça e de caridade sem limites. Não permitais que eu jamais me vingue de meus inimigos, mas que os perdoe sempre e de todo o coração.
Consideração: Devo oferecer-me inteiramente a Deus, para fazer só sua adorável vontade; farei esse oferecimento em união com Jesus orando, a Face contra a terra, no Jardim das Oliveiras. 
Virtude a praticar:Fazei penitência; praticai a contrição de vossos pecados alheios; aceitai, em espírito de expiação, as penas e amarguras que Deus aprouver enviar-vos.
Oração final para todos os dias. 

5º DIA:
Oração preparatória para todos os dias. 
Oração: Oh! Meu pacientíssimo Jesus! Na noite tenebrosa de Vossa Paixão, Vossa Face sacrossanta tornou-se semelhante à de um leproso! Desprezos, escarros, bofetadas e injúrias sem número, desfiguram Vosso formoso semblante! Perdoai, Senhor, Vosso povo ingrato que com suas blasfêmias e crimes de toda espécie, renovam tão horríveis afrontas à Vossa Face augusta e venerada! Perdoai, Senhor! 
Consideração: Jesus tem os olhos cerrados para não ver meus pecados… Continuarei nas minhas iniqüidades?… Até quando afrontarei essa Face que pacientemente sofre e me espera?… Até quando?… Até quando?… Não a consolarei com a minha entrega total? 
Virtude a praticar:Tende a coragem da fé, não temais o olhar e as palavras dos homens, quando se tratar de um dever a cumprir ou de uma falta a evitar. 
Oração final para todos os dias. 

6º DIA:
Oração preparatória para todos os dias. 
Oração: Soberano Rei e Salvador! A majestosa dignidade de Vossa Face, vilipendiada e coroada de espinhos, proclamou solenemente Vossa realeza sobre as nações, confirmadas pela profética voz de Pilatos diante do povo judeu, ao dizer: "Eis o vosso Rei". Concedei-me, ó Rei da Glória, um ardoroso zelo para propagar Vosso Reino, ainda que seja à custa de minha vida. 
Consideração: Acabrunhado sob o peso de minhas iniqüidades, que farei diante de meu divino Rei? Por que hesitas, minha alma…Não é Ele teu Salvador?… Por acaso sua Face não te contempla com doçura e amor? Cheia de confiança, prosta-te aos pés de Jesus, dizendo-lhe de todo coração: "Meu Senhor e meu Rei! Eis aqui minha alma e meu corpo: eu me ponho, inteiramente sob o império de Vossa Face ultrajada". Reinai sobre mim para sempre! 
Virtude a praticar: Fazer morrer em vós, pela mortificação, todos os desejos e movimentos aviltantes que poderiam ofender a Sagrada Face e renovar as suas dores. 
Oração final para todos os dias. 

7º DIA: 
Oração preparatória para todos os dias. 
Oração: Oh! Meu querido e generosíssimo Jesus! Vossa Face de Deus-Homem se iluminou, subitamente, com os esplendores de um santo gozo, ao estreitar em Vossos braços a suspirada cruz! Dai-me coragem para tomar a minha cruz e seguir-vos com ânimo constante e generoso até o fim de minha vida. 
Consideração:Se amo e me compadeço verdadeiramente dos ultrajes pela Face adorável de meu Salvador, devo amar meus irmãos desgarrados e pedir a Deus que os converta. 
Virtude a praticar: Que o zelo de reparação vos inflame! Exercei-o por meio de comunhões, orações, palavras e exemplos, enfim, por todos os meios que a vista do mal cometido deve inspirar-vos. 
Oração final para todos os dias.
8ºDIA: 
Oração preparatória para todos os dias. 
Oração: Oh! Meu terníssimo Jesus! Qual não deve ter sido a expressão de doçura de Vossa Face, quando Verônica se aproximou de Vós para enxugá-la! Com que amorosa gratidão a contemplastes e qual não foi o seu assombro ao achar impressa em seu véu a Vossa Face desfigurada, mas cheia de amor!… Fazei que eu contemple, meu amado Redentor, Vossa Paixão com tanto amor e ternura que os traços da Vossa Face fiquem gravados em meu coração. 
Consideração: Meditando no amor de Deus por mim, amor estampado em Sua Face retalhada e amortecida, ainda terei dificuldade em esquecer os males que me causaram, de perdoar os que me ofenderam, de qualquer maneira, de amar sinceramente meu próximo e pedir a salvação para todos os homens?… 
Virtude a praticar: Suportar pacientemente as injúrias e as friezas de vosso próximo, aceitai o que elas têm de penoso para o coração, em espírito de reparação, por tudo o que Jesus sofreu em Sua Face adorável. 
Oração final para todos os dias.

9ºDIA:
Oração preparatória para todos os dias.
Oração: Oh! Meu Santíssimo e amado Jesus! Vossa Face de Reparador divino, coberta pelas sombras da morte, aplacou as justiças do Eterno Pai, e Vossas últimas palavras foram penhor seguro de eterna felicidade. Que minha vida e minha morte sejam uma contínua reparação unida à Vossa e à de Vossa Mãe Santíssima, a quem invocarei sempre com o nome da Mãe.

Consideração: Quando irei e aparecerei diante da Face de meu Deus? Quando o verei face a face?…
Virtude a praticar: "Quem me contempla me consola! Se alguém contemplar a minha Face Eu derramarei meu amor nos corações e por meio de minha Face se obterá a salvação de muitos pecadores!" Almas generosas, procurai e contemplai sempre a adorável Face de Jesus!
Oração final para todos os dias



Saiba mais: https://www.sagradafacedejesus.com.br/blank-c786
https://cleofas.com.br/existe-o-veu-de-veronica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário