Salve Maria!
Olá meus queridos, hoje vamos meditar um pouquinho sobre as aparições da Virgem Maria em Fátima, Portugal e tentar de alguma forma aplicar estas mensagens na nossa vida, no nosso dia a dia e saber o que precisamos fazer para que a Mãe de Jesus se revele também em nossa vida.
Digo, com todo o meu coração, que Nossa Senhora já apareceu diversar vezes em minha vida, nunca a vi com os meus olhos humanos, mas percebi com os olhos do meu coração as suas inúmeras visitas a minha história e da minha família, e no contato diário que procuro ter com Ela pela oração do Santo Rosário.
Como é sabido e reconhecido pela Santa Igreja, a Virgem Maria, no ano de 1917, apareceu a três crianças, na Cova da Iria, na cidade de Fátima, Portugal, a saber: Lucia dos Santos ( 10 anos), São Francisco Marto (9 anos) e Santa Jacinta Marto (7 anos).
Este é o primeiro ensinamento que tiro das aparições de Fatima: para ter a visita de Maria em minha vida, preciso ter um coração de criança, puro, totalmente dependente do carinho e do cuidado de uma mãe para tudo e em tudo. Preciso apresentar a Maria a minha pequenez e meu desejo de ser por Ela cuidado como filha.
A aparição da Virgem Maria foi preparada um ano antes, em 1916, com a visita do Anjo da Guarda de Portugal para as três crianças. Precisamos buscar uma intimidade com o nosso amigo fiel, que foi nos dado por Deus, desde o ventre materno que é o nosso anjo da guarda. Nossa Senhora é a Rainha dos Anjos, por isto eles estão sempre ao seu comando, a serviço do céu, são colaboradores para que os desígnios de Deus aconteçam na vida de seus "guardados". Na aparição da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré, em Paris, o anjo da guarda foi quem conduziu a vidente ao encontro da Virgem Maria que a esperava na capela, sentada na cadeira que até hoje pode se ver na Igreja da Medalha Milagrosa. Assim, temos que treinar nossos ouvidos para a escuta dos conselhos do nosso anjo que sempre, sempre estará nos auxiliando no caminho da nossa salvação.
O anjo de Portugal, em sua primeira aparição, silencioso, aponta a Eucarisita como centro de toda a adoração e ensina esta oração as crianças:
"MEU DEUS, EU CREIO, ADORO, ESPERO E AMO-VOS. PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREÊM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM!"
Através desta oração podemos tirar alguns ensinamentos e direção para nossa vida:
1. APELO A FÉ: "meu Deus, eu CREIO", a virtude da fé, uma das virtudes teologais, é condição indispensável para se manter esta intimidade com a Virgem Maria e, através dela, uma intimidade com o Sagrado Coração de Jesus, presente na Eucaristia;
2. APELO A ADORAÇÃO: "meu Deus, eu ADORO", adorar a Deus sobre todas as coisas, dar a Deus o lugar que é Dele em nosso coração. Um coração adorador é o que o Pai procura, e Nossa Senhora vem de encontro com este coração ansioso em adorar o Seu Filho e nosso Senhor Jesus, para ser uma ajuda neste intento constante, para que o nosso coração seja um eterno sacrário, assim como o é o Seu Bendito Ventre.
2. APELO A ESPERANÇA: "meu Deus, eu ESPERO", a virtude da esperança, também teologal, é a que nos faz colocar toda a nossa alegria, todo o nosso esforço, na conquista do céu. Viver e suportar os sofrimentos que a Providência houver por bem permitir, porque o nosso coração está fixo no céu, na certeza de que Jesus nos preparou um lugar e o nosso coração, a nossa alma, deseja ardentemente ocupar este lugar, por saber, por ter certeza, que não existe melhor lugar para estar. Viver na alegria da certeza do céu.
3. APELO AO AMOR: "meu Deus, eu amo-vos", a virtude da caridade, amor a Deus, fazer tudo por amor a Deus, toda as decisões e escolhas pautadas no amor a Deus, ao próximo e a si mesmo. Trata de viver o que Jesus nos ensinou.
4. APELO AO PERDÃO: "Peço-vos perdão, por aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam"; um convite a vivência do sacramento da reconciliação, bem como oferecer sacrifícios em reparação aos pecados cometidos pela humanidade, pedindo perdão também por todos os que não vivem a comunhão com Deus.
Na segunda aparição, o anjo faz um apelo a prática do sacrifício cotidiano, da mortificação, pela conversão dos pecadores: TUDO DEVE SER ACEITO E OFERECIDO COM ALEGRIA PELA CONVERSÃO DOS PECADORES.
Também, podemos aprender com esta aparição em Fátima que a oração do Rosário é também uma condição para que Nossa Senhora "apareça" em nossa vida, o que concluimos porque a Virgem Maria apareceu logo após as três crianças terem rezado o Santo Rosário e em suas mãos segurava um terço cujas contas brilhavam como estrelas do céu. Com isto, aprendemos que na oração diária do Rosário temos um encontro marcado com a Virgem Maria, Ela seguramente estará conosco todas as vezes que nos dispusermos a fazer esta oração.
A Virgem aparece com as mãos postas, que representa, na liguagem corporal: "o Deus que habita em mim, habita também em vós", no sentido de que Nossa Senhora se coloca como a primeira serva e nos convida a, com Ela, tomarmos esta postura de servas do Senhor, por seu intermédio, como nas Bodas de Caná.
A primeira frase dita pela Virgem Maria para as crianças foi: "NÃO TENHAIS MEDO!", ou seja um apelo a virtude da CORAGEM, agir com o coração, agir motivada pelo coração que ama a Deus sobre todas as coisas. Nunca por nós, mas sempre e em todas as coisas por Deus e para Deus. Tudo por Jesus, nada sem Maria.
Depois, Nossa Senhora pede as crianças constância e perseverança nos encontros, o que também pede para nós, que sejamos constantes, perseverantes, disciplinados no encontro diário com Ela através da oração do Santo Rosário.
Vale aqui lembrar um particular do Santo Francisco Marto, que tinha uma falha disposição para oração, ou melhor, tinha uma pequena inclinação a preguiça para oraçao e, momentos antes da aparição, o santo tentava convencer a sua irmã e prima a rezarem, em lugar da Ave Maria, a frase "Ave Maria, Santa Maria", pois assim terminariam logo e ficariam livres para brincar. Veja, Francisco tinha apenas 9 anos, ele apenas via a Virgem Maria, não A ouvia. Lucia, que via e ouvia, perguntou a Virgem Maria se os três iriam para o céu. Nossa Senhora respondeu que sim, ela e Jacinta iriam para o céu, mas que Francisco somente após rezar muitos terços.
Quando Lucia contou a Francisco, que não ouvia mas apenas via a Virgem Maria, em obediência e pelo desejo de ir par ao céu para estar com Ela e Jesus, com apenas 9 anos, passou a rezar 20 terços por dia!
Com esta passagem, aprendemos antes de tudo que Nossa Senhora nos acompanha na oraçao do Rosário, Ela vê o que rezamos. Depois, devemos lutar contra a preguiça para oração, pois isto pode ser um obstáculo para a nossa salvação.
Nossa Senhora pede a Lucia que aprenda a ler, afim de ser instruída na Palavra de Deus e na Santa doutrina da Igreja Católica, e justifica o seu pedido dizendo sobre o desejo de Jesus de servir-se dela para ser conhecido e amado. Este pedido também é para nós. Nossa Senhora nos impulsiona a busca constante da Palavra e do conhecimento da doutrina da Nossa Igreja, pois que também de nós quer o Senhor se servir para ser conhecido e amado neste mundo de trevas.
Nossa Senhora, em todo o momento, jamais esconde das crianças a necessidade de oferecerem os sofrimentos para a conversão dos pecadores, mas garante-lhes o Seu Imaculado Coração como refúgio seguro e caminho certo para conduzi-los ao Sagrado Coração de Jesus. As crianças imbuidas de uma força sobrenatural, aceitam o convite de Nossa Senhora, dizem SIM! Também nós somos convidados a oferecer toda sorte de sofrimento que a Providência Santíssima houver por bem permitir em nossa vida, canalizando tudo para a conversão dos pecadores.
Nossa Senhora alerta que muitos sofrimentos poderiam e podem ser evitados se os corações se converterem a Deus e pede que rezemos para que cessem as ofensas cometidas contra o Sagrado Coração de Jesus, pois o mesmo já se encontra por demais ofendido.
Assim, a Virgem Maria nos convida a prática da virtude da fidelidade, na visita aos sacramentos e na oração do santo Rosário.
Do mesmo modo, nos convida Nossa Senhora a virtude da obediência, da aceitação: o SIM dado com convicção, garante a cada um de nós a graça de saber no interior do coração quem Ela é, dar-lhe o devido valor de Mãe e a atenção de filhos obedientes e, por fim, nos garante a realização do milagre em nossa vida e da nossa família, bem como a salvação de muitas almas.
Nossa Senhora promete a todos os que suportarem com fé, adoração, esperança, amor, perdão os sofrimentos causados pelos pecados cometidos, onde bons e maus estarão sujeitos, aos que A procurarem e permanecerem unidos na oração e obedientes aos seus conselhos, a estes o Seu Imaculado Coração triunfará!
Na última aparição, a Sagrada Família: José como menino Jesus nos braços e a Virgem Maria, donde se percebe a importância da santificação das famílias, como devemos lutar para que a nossa pequena família, que também é sagrada para Deus, seja a Sua imagem e semelhança.
Por fim, a Virgem Maria se intitula como a Senhora do Rosário e pede a contrução de uma Igreja em sua honra, o que mais uma vez, reforça a necessidade da oração diária do Rosário, como também pede que em nosso lar tambem façamos um altar em sua honra, afim de que todos saibam, inclusive e principalmente o inimigo de nossa alma, qual é a nossa pertença, a quem pertence a nossa família!
Meus irmãos, estes são alguns dos apelos e ensinamentos que a Mensagem de Fátima quer trazer para a nossa vida, afinal, de nada adianta toda a devoção se de fato não ouvimos e não colocamos em prática os conselhos e apelos da Mãe de Deus para nossa vida, que outra coisa não quer senão nos levar ao Sagrado Coração de Jesus!
Firmes, cotinuamos atentos, pois o tempo é urgente!
Sempre caminhando rumo ao céu!
Deus abençoe!
A paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário