Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

domingo, 8 de março de 2020

ROSÁRIO DAS SANTAS CHAGAS DE JESUS



“Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados” (1 Pedro 2,24).

Queridos a paz!
Nada como o tempo quaresmal para nos aprofundarmos no amor e devoção pelo sacrifício de Jesus!
Neste tempo, encontramos a graça especial de ser iluminados sobre a preciosa Paixão de Cristo,é o tempo em que precisamos pensar em tudo o que Jesus fez por nós... cada gota do seu Sangue Precioso derramado por cada um de nós.
Não sei se você já teve a experiência de assistir o filme sobre a Paixão de Cristo baseado nos relatos de Santa Catarina Emerich... é um filme que movimenta o nosso coração para assumirmos de fato o compromisso de, com a nossa vida, aliviarmos o sofrimento de Jesus.
Como temos gastado nossa vida? Como temos gastado o precioso tempo que nos é concedido pelo Pai?
Muitas vezes, as pessoas me procuram para saber como rezar o livro que escrevi "30 dias de oração pelos filhos" e dizem: "Mas Stelinha, temos que rezar o rosário e mais os dois terços propostos? " e eu respondo: "A salvação de seu filho custou o Sangue Precioso de Jesus, o que são alguns terços?"
Mas as pessoas encontram tempo para tanta coisa... embora acham difícil encontrar um tempo para rezar.
Eu sempre falo, é preciso disciplina. Não temos hora para comer, tomar banho, dormir, acordar? Precisamos também ter hora para rezar e ser fiel a este tempo, deixando claro para todos da família que este é o momento de estar com Jesus, de conhecê-Lo, ouvi-Lo, senti-Lo... sem isto, meus queridos, não há crescimento interior.
E quando você contempla as Santas Chagas de Jesus verifica o quão pouco faz pela salvação das almas, quão pouco faz pela salvação da sua família, quão pouco faz pela salvação de seus filhos, quão pouco faz pela sua própria salvação.
Há um outro filme muito lindo também que conta a história de São Felipe Neri, onde mostra um homem fazendo a confissão e conforme ele contava seus feitos, São Felipe respondia: "E daí?"
Ou seja, como isto te levará para o céu?
A virtude da Prudência, como convesamos no post anterior, ter como fim último o céu!
A devoção as Santa Chagas nos ajudará a entender melhor este fim último, a razão de nossa jornada, o que Deus espera de nós nesta vida!
É uma devoção praticadas por muitos santos, que nos ensinam o grande fruto interior de conversão através da sua contemplação.
Para Santa Gerturdes, uma das propagadoras desta devoção, Jesus disse em uma das suas aparições:


“Percebe com quanta glória Eu te apareço agora. De igual maneira te aparecerei à hora de morreres; cobrirei todas as manchas dos teus pecados e também as daqueles que saudarem as minhas chagas com a mesma devoção”

Papa Francisco também anima os fiés a fazerem a contemplação das cinco Chagas:

“Posso pensar: como eu olho o crucifixo? Como uma obra de arte, para ver se é bonito ou feio? Eu o olho de dentro, entro nas chagas de Jesus até o seu coração? Olho o mistério do Deus que se aniquilou até a morte, como um escravo, como um criminoso? Não se esqueçam disso: olhar o crucifixo, mas olhá-lo dentro. Existe a devoção bonita de rezar um Pai-Nosso numa das cinco chagas: quando rezamos este Pai-Nosso, procuremos entrar dentro das chagas de Jesus, em seu coração. Ali, aprenderemos a grande sabedoria do mistério de Cristo, a grande sabedoria da cruz.” (18/03/2018 - Angelus - Jo 12,20-33)

Então vamos lá, aprender mais uma linda devoção as cinco Chagas de Jesus?
Deus abençoe e vamos em frente, sempre caminhando, rumo ao Coração de Jesus pelas mãos Santas e Benditas de Maria!


ROSÁRIO DAS SANTAS CHAGAS DE JESUS:

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Senhor dos nossos inimigos.
Com verdadeiro arrependimento, pedimos perdão por nossos pecados e os do mundo inteiro. Oh! Jesus, Salvador divino, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém.
Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Graça e misericórdia, Jesus meu, nos perigos presentes. Cobri-nos com vosso preciosissimo Sangue. Amém.
Eterno Pai, mostrai-nos vossa misericórdia pelo Sangue de vosso querido Filho. Vos suplicamos, mostrai-nos vossa misericórdia. Amém.
Nas contas do Pai-Nosso: Depois da meditação de cada chaga se diz:
Eterno Pai, eu vos ofereço as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo . Para que cures as chagas de nossas almas.
Em cada conta da Ave-Maria: Jesus meu, piedade e misericórdia. Pelos méritos de vossas santas chagas.
 Em lugar dos mistérios do rosário, se rezam os seguintes:
Primeiro Mistério: As chagas dos pés
Senhor meu crucificado, adoro as Sagradas chagas de vossos pés.
Pela dor que nelas sofreste e pelo Sangue que derramaste, concedei-me a Graça de evitar o pecado e de seguir constantemente, até o fim de minha vida, o caminho das virtudes cristãs.
Segundo Mistério: A chaga do peito
Senhor meu crucificado, adoro a chaga de vosso sagrado peito.
Pelo Sangue, que nela derramaste, vos rogo acendas em meu coração o fogo de vosso divino amor e me concedas a Graça de amar-vos por toda a eternidade.
Terceiro Mistério: A chaga da mão esquerda
Senhor meu crucificado, adoro a chaga sagrada de vossa mão esquerda.
Pela dor que sofreste e o Sangue que derramaste, vos rogo que não me encontre a vossa esquerda com os condenados no dia do juízo final.
Quarto Mistério: A chaga da mão direita
Senhor meu crucificado, adoro a chaga sagrada, de vossa mão direita.
Pela dor que nela sofreste e o Sangue que derramaste, vos rogo que me abençoes e me conduzas a vida eterna.
Quinto Mistério: As chagas da cabeça
Senhor meu crucificado, adoro as chagas de vossa santa cabeça.

Pela dor que nelas sofreste e o Sangue que derramaste, vos rogo me concedas constância em servir a Vós e aos demais.

CONTEMPLAÇÃO DAS CINCO CHAGAS DE JESUS:

Ao estar de joelhos ante vossa imagem sagrada.
“Oh! Salvador meu, minha consciência me diz que eu tenho sido eu que vos cravou na cruz, com estas minhas mãos, todas as vezes que tenho ousado cometer um pecado mortal. Deus meu, meu amor e meu tudo, digno de toda adoração e amor, vendo como tantas vezes me haveis cumulado de bênçãos, me acho de joelhos, convencido de que ainda posso reparar as injúrias com que vos tenho ofendido. Ao menos posso me compadecer, posso dar-Vos graças por todo o que haveis feito por mim. Perdoai-me, Senhor meu. Por isso com o coração e com os lábios digo: Perdoai-me, Senhor meu.”
 A Chaga do Pé Esquerdo: Santíssima Chaga do pé esquerdo de meu Jesus, Vos adoro.
“Me dói, Bom Jesus, ver-Vos sofrer aquela pena dolorosa. Vos dou graças, Oh! Jesus de minha alma, porque haveis sofrido tão atrozes dores para deter-me em minha carrera ao precipício, sofrendo-Vos a causa dos pulsantes espinhos de meus pecados.”
Ofereço ao Eterno Pai, o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade para ressarcir meus pecados, que detesto com sincera contrição.
 A Chaga do Pé Direito: Santíssima Chaga do pé direito de meu Jesus, Vos adoro.
“Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Vós dou graças, Oh! Jesus de minha vida , por aquele amor que sofreu tão atrozes dores, derramando sangue para castigar meus desejos pecaminosos e andadas em pró do prazer.”
Ofereço ao Eterno Pai, o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade, e peço a graça de chorar minhas transgressões e de perseverar no caminho do bem, cumprindo fidelíssimamente os mandamentos de Deus.
A Chaga da Mão Esquerda: Santíssima Chaga da mão esquerda de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Vós dou graças, Oh! Jesus de minha vida, porque por vosso amor me haveis livrado a mim de sofrer a flagelação e a eterna condenação, que tenho merecido por causa de meus pecados.
Ofereço ao Eterno Pai, o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade e suplico me ajude a fazer bom uso de minhas forças e de minha vida, para produzir frutos dignos da glória e vida eterna e assim desarmar a justa ira de Deus.
A Chaga da Mão Direita: Santíssima Chaga da mão direita de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Vós dou graças, Oh! Jesus de minha vida, por ter-me acumulado de benefícios e graças, e isso apesar de minha obstinação no pecado.
Ofereço ao Eterno Pai o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade e suplico me ajude a fazer tudo para maior honra e Glória de Deus.
A Chaga do Sacratíssimo Peito: Santíssima Chaga do Sacratíssimo Peito de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão grande injúria. Vós dou graças, Oh! Bom Jesus, pelo o amor que me tendes, ao permitir que Vos abrissem o peito, com uma lançada e assim derramar a última gota de sangue, para redimir-me.

Ofereço ao Eterno Pai esta oferta e o amor de vossa santíssima Humanidade, para que minha alma possa encontrar em vosso coração transpassado um seguro Refúgio. Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário