Seja bem vindo...que bom que estamos juntos neste momento!
Onde quer que você esteja neste momento, cidade, estado, país, agora estamos tão próximos! É muito bom estarmos conectados, principalmente para falarmos de quem mais amamos: JESUS!
Estamos terminando o mês vocacional e em nossa paróquia Padre Mário José tem o costume de abrir o momento da Homilia para leigos fazerem a reflexão.
Domingo passado, como foi dia da catequista, fui incumbida de fazer a reflexão na última missa do dia, as 19:30hrs.
No mesmo dia, tivemos uma manhã de formação, que por sinal foi maravilhosa, para catequistas.
Segue, então, todo a reflexão que Nosso Senhor colocou em meu coração:
Liturgia da Palavra:
1ª LEITURA – Jer 20,7-9
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 62 (63)
2ª LEITURA – Rom 12,1-2
EVANGELHO – Mt 16,21-27
Reflexão:
"Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir. Foste forte demais para mim e me dominaste!"
A Primeira leitura traz o desabafo do profeta Jeremias em meio aos sofrimentos vividos pelo anúncio da Palavra. E meio a toda sorte de sofrimento, escárnios, tribulações, provações, injúrias, o profeta apresenta para Deus a sua queixa, mas incia com esta linda declaração de amor, como que dizendo: "Senhor estou enfrentando tantos sofrimentos, está tão difícil, mas o Amor que sinto por Ti, Senhor, é muito maior do que as dores que estes sofrimentos me causam, por isto, decido continuar, seguir adiante na minha missão!"
São Paulo, da mesma forma, ciente de todos os obstáculos e dificuldades e até sofrimentos que o anúncio da Palavra impõe, nos exorta a seguir adiante, a não se conformar com a maioria, a lutar pela transformação deste mundo, por Jesus, com Jesus e em Jesus único Caminho, Verdade e Vida.
O Catecismo da Igreja Católica, artigo 2, tomo 166, diz que o que impulsiona a verdadeira catequese é o amor por Jesus e por Sua Palavra...sendo assim, a verdadeira catequese só produz fruto de vida e transformação se for motivada pelo Amor à Jesus, á Sua Palavra, ao Seu Plano Salvífico.
E, o Plano Salvífico do Pai, no Filho, inclui o sofrimento, a cruz, a renúncia, o desapego!
Por isso Jesus repreende Pedro quando ele demonstra medo pelo sofrimento! O sofrimento faz parte do plano de salvação! Não existe SALVAÇÃO sem SOFRIMENTO!
Quando vemos no ofertório a gotinha de água sendo depositada no cálice com vinho, estamos vendo a nossa parte junto ao sofrimento de Cristo. Uma gotinha de água, só uma gotinha de água no oceano da Misericórdia, só isto Deus te pede!
E, quando nos aproximamos do altar para receber a Santa Comunhão, estamos dizendo para Jesus: "Senhor eu me comprometo com o Teu Plano de Salvação, eu me comprometo com a Tua Paixão, eu desejo fazer a minha parte!"
É, meus irmãos, o nosso Deus se esconde em nosso sofrimento. É o Deus escondido na Cruz! Este é o sentido do nosso sofrimento, precisamos dar sentido a ele para conseguirmos suportá-lo!
Você lembra qual foi a recompensa do ladrão que ao lado de Jesus, conseguiu perceber Deus escondido na Cruz? "Ainda hoje estarás comigo no Paraíso!" (Lc 23,43)
Eu particularmente sou muito devota da Via Sacra, costumo meditá-la com frequência, pois o Jesus que me conquistou foi o Senhor da Cruz. O Senhor que, mesmo sendo Rei, mesmo sendo Todo Poderoso, aceitou sofrer por mim, por você. Ainda que você fosse, ainda que eu fosse, a única pessoa deste mundo, ainda assim o Sangue Preciosíssimo de Jesus seria derramado na mesma proporção para nos salvar!
Então eu te pergunto, meu irmão, minha irmã: Tem como resistir a tanto amor? Tem como ficar de braços cruzados diante de tanto amor? Não tem como!
"Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir. Foste forte demais para mim e me dominaste!"
Eu preciso fazer a minha parte! Eu preciso dizer a este mundo que sou de Jesus! eu preciso lutar para transformar o mundo! Eu preciso renunciar a mim mesmo para seguir o AMOR e anunciá-Lo com todas as minhas forças!
Uma coisa também aprendi com a Via Sacra: o sofrimento de Jesus teve começo e fim. E este fim foi vitorioso. A vitória da vida sobre a morte! A ressurreição!
Aceitar a minha cruz, vivê-la como Jesus me ensinou na Via Sacra, na obediência, no silêncio, na confiança do Pai, na esperança do céu, na certeza da Ressurreição me garante a vitória e eu quero esta vitória na minha vida, na vida da minha família e você, quer?
Eu vi pela TV o Papa Bento XVI falando alguns jovens brasileiros em uma audiência: "Sejam testemunhas de Cristo no mundo!"
Neste domingo, encerrando o mês vocacional, dia do catequista, este é o eco que deve ressoar em nossos corações: o apelo que Jesus nos fez pela boca do Papa Bento XVI: Sejam testemunhas de Cristo no mundo!
Comece por você, na sua casa, no seu trabalho, na sua comunidade. Deixe-se ser impulsionado pelo Amor à Jesus e transforme o mundo, faça a sua parte: ela é preciosa e importante para Deus!
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!"
PAZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário