quarta-feira, 15 de junho de 2016

Verdades e Efeitos sobre a Consagração total a Virgem Maria pelo método de Monfort


Olá queridos irmãos, SALVE MARIA!
Hoje vou falar um pouquinho sobre a consagração total à Virgem Maria proposta por São Luiz Maria Grignion de Monfort.
Este ano faço a 6ª renovação da Consagração Total pelo método de Monfort e, através deste post quero te levar ao conhecimento dos efeitos, da riqueza, do tesouro que é esta consagração.
Tenho certeza que, quem conhece e contempla Maria, sua bondade, sua doçura, sua pronta ajuda, não tem coragem de deixá-La de lado e prosseguir o caminho sem a sua companhia.
E, se você é uma destas pessoas, que reconhece todo bem que consiste a presença de Maria em sua vida, porque não fazer a consagração e doar-se toda a Ela, sem restrição, de papel passado e tudo?
Neste ano completou-se 300 anos da morte de São Luiz Maria Monfort, data especial para você ter a coragem de dizer SIM!
Este pequeno esclarecimento preparei para uma Palestra que ministrei sobre os efeitos maravilhosos da Consagração Total e tenho como intuito de desmistificar toda a ação de satanás para distanciar os filhos prediletos de Maria deste maravilhoso Caminho para Jesus que é a Consagração Total!
Coragem meu irmão, força e fé! 
Compre o Tratado, leia atentamente, marque um dia especial de festa de Nossa Senhora e faça a sua Consagração Total, sem medo algum!
Te garanto meu irmão, vai sentir frutos como nunca antes sentiu, vai viver experiências interiores com Nossa Senhora como nunca pensou que pudesse viver! Acredite!
Nossa Senhora espera ansiosamente pelo seu SIM!
A PAZ!



5 VERDADES SOBRE A DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM:
1.Jesus é o fim último;
2.Pertecemos a Jesus por Maria na qualidade de escravos: escolhemos ser escravos de Jesus e não escravos do pecado;
3.Devemos esvaziar todo mau que há em nós;
4.Maria é a mediadora perfeita entre nós e Jesus;
5.É muito difícil acumular e guardar com êxito as graças e os tesouros espirituais que conseguimos com nossas boas ações, mas não o é por Maria;

Verdadeira devoção: Interior/ terna (confiante)/ santa (leva a alma a afastar-se do pecado)/ constante/ desinteressada (Ela merece ser servida);
Práticas:
Interiores:
-honrá-La como Mãe de Deus, com o culto da hiperdúlia;
-meditar sobre suas virtudes, privilégios e ações;
-contemplar sua grandeza;
-dirigir-lhe atos de amor;
-invocá-La de todo coração;
-oferecer-se e unir-se à Ela;
-fazer tudo para agradá-La;
-começar, continuar e fazer todas as suas ações por Ela, n’Ela, com Ela e para Ela;
Exteriores:
-inscrever-se em suas congregações e/ou ingressar em suas ordens;
-publicar seus louvores;
-dar esmolas, jejuar e fazer mortificações;
-trazer consigo escapulário, terço, medalhas, ou correntinha;
-rezar o santo terço e propaga-lo;
-cantar em sua honra;
-dirigir-lhe pensamentos e jaculatórias;
-enfeitar seus altares;
-participar de procissões em sua honra;
-distribuir imagens, terçinhos, medalhinhas em sua honra;
-consagrar-se a Ela solenemente.
O que fazemos com a Consagração Total?
Damo-nos inteiramente à Santíssima Virgem = Nosso Corpo/Alma/Bens exteriores, interiores e espirituais (méritos, virtudes e boas obras passadas, presentes ou futuras). DAR TUDO na ordem da natureza e da graça, sem esperar NADA além da pertença total a Jesus pelas Suas Santas e Benditas Mãos:
MÉRITO CONDIGNO = o que alcançamos pela Justiça, pelo trabalho. Por exemplo um trabalhador que merece seu salário pelo serviço prestado;
MÉRITO DE CÔNGRUO = recompensa pela generosidade, não é devido, mas é dado pela generosidade. Por exemplo você prestou um serviço além do que lhe era devido, por que quis e, portanto, o pagamento por este serviço não é devido mas é dado pela generosidade do Rei. Este mérito de côngruo pode ser satisfatório (que satisfaz as penas) ou impetratório ( que pode ser dado para outras pessoas).
Este mérito de côngruo, com a consagração, nós damos todo a Maria que poderá usá-los para maior glória de Deus. Nossa Senhora passa a ser a ecônoma de todos os nossos méritos advindos das boas obras que praticamos. É como se estas nossas boas obras se tornassem inalienáveis. Podemos sugerir a Nossa Senhora o destino de nossos méritos, sabendo que Ela não será obrigada a atender e usará tudo para maior glória de Deus.
Através da Consagração, tudo fica dado e consagrado á Jesus por Maria que terá o direito de dispor dos bens interiores, e das satisfações que ganhamos com nossas boas obras de cada dia.
Estes seria como o 4º Voto:
POBREZA (fortuna) =  CASTIDADE (corpo) = OBEDIÊNCIA (vontade) = MERITÓRIO (o que temos de mais precioso que é a nossa “conta bancária” do céu, onde depositamos todas as nossas boas obras).
É como o jovem rico que vende tudo o que possui, nós entregamos de bom grado tudo nas mãos preciosas de Maria, tudo o que se sofre, ou faz de bom, tudo, tudo , sem pretender nada além da pertença total a Jesus.
Na Consagração renovamos as promessas do Batismo, renunciando a satanás e aceitamos a escravidão por amor à Jesus por intermédio de Maria.
Porque devo me consagrar?
1.Porque esta devoção me consagra ao serviço de Deus pois me torno escravo pelas mãos de Maria
2.Porque esta devoção me leva a humildade em reconhecer a total dependência da Mãe de Deus;
3.Porque vou ter para sempre a assistência maternal e constante de Maria. É lógico que vendo a Mãe de Deus que uma alma por amor lhe dá tudo o que tem, certamente também lhe cumulará de todas as suas graças, adornará com seus méritos, apoiará com seu Poder, lhe comunicará suas virtudes, sua fé, sua humildade, sua pureza,  Ela passa a ser sua garantia diante de Jesus!
A alma se consagra TODA A MARIA  e MARIA é TODA dela, concedendo a graça de um real conhecimento de si mesmo e da necessidade desta boa Mãe para chegar ao céu.
Nossa Senhora também purifica nossas boas obras de todo amor próprio e apego, embeleza com suas virtudes. Ela faz com que Jesus receba nossas boas obras, por mais pobres e imperfeitas que possam ser.
4.Porque através desta devoção  nossas boas obras serão utilizadas sempre a maior gloria de Deus.
5.Porque através desta devoção Nossa Senhora nos leva a uma união intima com Jesus, pois ela é um CAMINHO FÁCIL/CURTO/PERFEITO E SEGURO, seguindo sempre os passos de Maria!
Fácil = as lutas se tornam mais fáceis quando se tem Nossa Senhora para nos iluminar nos momentos das trevas. Nossa Senhora não impede o sofrimento, a cruz, mas nos concede a perfeita luz para prosseguir e vencer as lutas.
Curto= porque ninguém pode se perder neste Caminho, porque se avança no caminho com mais prontidão, facilidade, alegria....
Perfeito= porque Maria é amais perfeita e mais santa de todas as criaturas e Jesus não escolheu outro caminho senão Ela. O Caminho que Nossa Senhora nos abre é calcetado com seus méritos, ornado com suas virtudes heroicas, iluminado com sua luz e beleza dos anjos e santos para conduzir, defender e sustentar os que querem seguir este caminho.
Seguro= Antes do fruto tem a flor. Maria é esta flor que indica o fruto que é Jesus. Quanto mais tivermos Maria nas nossas orações, contemplações, ações e sofrimentos, tanto mais perfeitamente teremos Jesus. É o Caminho traçado por Jesus!
6.Porque a consagração nos concede a verdadeira liberdade de filhos de Deus = tira-lhe todo escrúpulo, dilata o coração,inspira-lhe o AMOR.
7.Grande vantagem para o próximo porque damos a Nossa Senhora todas as nossas boas obras para que a use como bem entender, em favor dos outros.
8.Porque nos ajuda na perseverança final!
A VIRGEM E SEUS ESCRAVOS POR AMOR:
Ela os ama, os guia, os sustenta no corpo e na alma, os defende e protege, intercede em seu favor.
Ela observa e se utiliza de todas as ocasiões favoráveis para lhes fazer o bem, para lhes engrandecer e para enriquecer a alma. Por isto dispõe de todas as coisas para livrar seus filhos do mal e os cumula de bens. Ela própria se ocupa de nossos interesses e negócios. Ela nos abençoa com seus bons conselhos, diretamente ou através do nosso anjo da guarda. Ela recebe tudo o que temos e oferece ao Pai, revestindo-nos com a veste apropriada.
EFEITOS DA CONSAGRAÇÃO:
1.Conhecimento de si mesmo.(humildade);
2.Participação da fé de Maria = uma fé viva, pura, animada de caridade, firme e inquebrantável, ativa e penetrante, corajosa e reluzante.
3.Graça do puro amor a Deus!
4.Grande confiança em Deus e em MARIA!
5.Comunica a alma o espirito de Maria = Magnificat, nos adorna com suas roupas de candura, pureza, doçura, perdão, etc...
6.Transforma as almas á Imagem de seu Filho = Cristifica = Ela é a Fôrma de Deus!
7.Todas as suas obras serão para maior glória de Deus, porque é Maria que as oferece por você;
PRÁTICAS EXTERIORES:
1.Preparação 30 dias: 10 dias conhecimento si mesmo, 10 dias para conhecimento da Virgem Maria, 10 dias para conhecimento de Jesus. No dia da consagração, confessar, comungar e fazer a consagração por escrito, assinada.
2.Diariamente rezar: COROINHA DE NOSSA SENHORA, SANTO TERÇO, MAGNIFICAT para o resto da vida.
3.Usar a cadeiazinha.
4.Culto ao mistério da Encarnação – 25 de março a 25 de dezembro;
5.Desprezo do mundo;

6.Fazer tudo: POR Maria ( obediência a Maria), COM Maria (imitá-La, fé, humildade e pureza), EM Maria (Maria é a flor), PARA Maria (totalmente a seu serviço).