Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

NOVENA PARA REALIZAR UM BOM TRABALHO

Olá queridos irmãos, a paz!
Não é nenhum segredo a dificuldade que os cristãos enfrentam no trabalho, para conseguir um bom trabalho e para realizar um trabalho segundo os sonhos de Deus.
O mundo cada vez mais está buscando um trabalho fácil, ganhar dinheiro fácil, mas não é isto que Deus propõe aos seus filhos. Jesus foi carpinteiro e ninguém pode alegar ser esta uma profissão fácil.
Atendendo a pedido de leitores do blog e também para que comece o ano entregando para Deus o seu trabalho, resolvi postar esta novena de São Josémaria Escrivá que nos ajuda a rezar para realizar um bom trabalho.
Faça, procure ajuda do céu para que o seu trabalho seja abençoado e produza os frutos necessários para o agrado de Deus!
A PAZ


NOVENA DO TRABALHO
a São Josemaria Escrivá por Pe. Francisco Faus


1º DIA
Trabalho, caminho de santidade
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá:
Viemos chamar de novo a atenção para o exemplo de Jesus que, durante trinta anos, permaneceu em Nazaré trabalhando, desempenhando um ofício. Nas mãos de Jesus, o
trabalho, é um trabalho profissional semelhante àquele que desenvolvem milhões de homens no mundo, converte-se em tarefa divina, em trabalho redentor, em caminho de salvação
(Questões Atuais do Cristianismo, n. 55).
Aí onde estão os nossos irmãos, os homens, aí onde estão as nossas aspirações, o nosso trabalho, os nossos amores, aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo. Deus nos espera cada dia: no laboratório, na sala de operações de um hospital, no quartel, na cátedra universitária, na fábrica, na oficina, no
campo, no seio do lar e em todo o imenso panorama do trabalho (Homilia Amar o mundo apaixonadamente).
Intenção para se fazer um bom trabalho:
- Para que Deus Nosso Senhor me ajude a olhar para a minha tarefa profissional como um caminho de santificação e de serviço aos outros, onde Ele me espera a toda a hora, e me pede, em todas as circunstâncias, que imite Jesus quando trabalhava como carpinteiro em Nazaré.
Oração a São Josemaria:
Ó Deus, que por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor.
Concedei-me por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço... (peça-se).  Assim seja. Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.
2º DIA
Trabalhar por amor a Deus
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá:
A dignidade do trabalho se baseia no Amor. O grande privilégio do homem é poder amar, transcendendo assim o efêmero e transitório (É Cristo que passa, n. 48). Fazei tudo por Amor. – Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. – A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo (Caminho, n. 813).
Na simplicidade do teu trabalho habitual, nos detalhes monótonos de cada dia, tens que descobrir o segredo – para tantos escondido – da grandeza e da novidade: o Amor (Sulco, n. 489).
Intenções: Para que Deus me ajude a compreender que o que dá valor a qualquer trabalho honesto é o amor com que o fazemos: em primeiro lugar, amor a Deus, a quem oferecemos o trabalho; e amor ao próximo, a quem queremos servir e ser úteis.
Oração a São Josemaria: 
3º DIA
Trabalhar com ordem e constância
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá:
Como é breve a duração da nossa passagem pela terra! ... Verdadeiramente é curto o nosso tempo para amar, para dar, para desagravar. Não é justo, portanto, que o malbaratemos... Não podemos desperdiçar esta etapa do mundo que Deus confia a cada um de nós (Amigos de Deus, n. 39).
Quando tiveres ordem, multiplicar-se-á o teu tempo e, portanto, poderás dar mais glória a Deus, trabalhando mais a seu serviço (Caminho,n. 80).
Intenções:
- Para que, com o auxílio de Maria Santíssima, saiba aproveitar o tempo como um tesouro que é; e que me esmere em aprimorar a virtude da ordem, de modo que consiga fazer tudo com pontualidade, intensidade e constância,
sem confusões nem atrasos, seguindo um plano bem estruturado, que me permita dedicar, de modo equilibrado, os horários convenientes a cada um dos meus deveres: vida espiritual, família, profissão e relações sociais.
Oração a São Josemaria.
4º DIA
Trabalho bem acabado
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá:
Não podemos oferecer ao Senhor uma coisa que, dentro das pobres limitações
humanas, não seja perfeita, sem mancha, realizada com atenção até nos mínimos detalhes: Deus não aceita trabalhos “marretados”. Por isso o trabalho de cada qual – essa atividade que ocupa as nossas jornadas e energias – há de ser uma oferenda digna aos olhos do Criador; numa palavra, uma tarefa
acabada, impecável (Amigos de Deus, n. 55). Antes de mais, devemos amar a Santa Missa, que tem que ser o centro do nosso dia. Se a vivermos bem, como não havemos de continuar depois com o pensamento no Senhor, para trabalhar como Ele trabalhava e amar como Ele amava? (É Cristo que passa, n. 154).
Intenções:
- Para que Deus me ajude a colocar todo o empenho em realizar o meu trabalho com categoria, com a maior perfeição possível, sem fazer as tarefas de qualquer maneira - convencido de que um trabalho mal feito não pode ser santificado, porque lhe falta amor, que é a condição imprescindível para que qualquer atividade humana possa ser agradável a Deus.
Oração a São Josemaria.
5º DIA
Todos os trabalhos honestos são dignos
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá:É hora de que todos nós, cristãos,
anunciemos bem alto que o trabalho é um dom de Deus, e que não faz nenhum sentido dividir os homens em diferentes categorias, conforme os tipos de trabalho, considerando umas ocupações mais nobres do que as outras. O trabalho, todo trabalho, é testemunho da dignidade do homem (É Cristo que passa, n. 47). Diante de Deus, nenhuma ocupação é em si grande ou pequena. Tudo adquire o valor do Amor com que se realiza (Sulco, n. 487).
Intenções:
- Para que se, atualmente, o meu trabalho está por baixo do meu preparo e das
minhas legítimas aspirações, Deus me ajude a não desprezá-lo, mas – enquanto não achar um trabalho mais apropriado – a realizá-lo com toda a responsabilidade, fazendo com que tenha a categoria do trabalho que Jesus realizou na oficina de Nazaré.
Oração a São Josemaria.
6º DIA
Trabalhar em companhia de Deus e com reta intenção
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá
Deves manter – ao longo do dia – uma constante conversa com o Senhor, que se alimente também das próprias incidências da tua tarefa profissional (Forja, n. 745) Como cristão, deverias trazer sempre contigo o teu Crucifixo. E colocá-lo sobre a tua mesa de trabalho. E beijá-lo antes de te entregares ao descanso e ao acordar (Caminho,n. 302). Coloca na tua mesa de trabalho, no teu quarto, na tua carteira..., uma imagem de Nossa Senhora, e dirige-lhe o olhar ao começares a tua tarefa, enquanto a realizas e ao terminá-la. Ela te alcançará – garanto! – a força necessária para fazeres, da tua ocupação, um diálogo
amoroso com Deus (Sulco, n. 531).
Intenções:
- Para que Deus me faça compreender que Ele está sempre ao meu lado, enquanto estou trabalhando. E que, para não perder de vista esta maravilhosa realidade, eu me esforce em ter presença de Deus durante o trabalho, servi discretamente - como de um “lembrete” - de um pequeno crucifixo, de uma estampa de Nossa Senhora, da efígie de outro santo da minha devoção...; “lembretes” colocados onde eu os possa ver com freqüência, sem exibicionismo
nem alarde.
Oração a São Josemaria.
7º DIA
Amadurecer nas virtudes através do trabalho
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá
Tudo aquilo em que intervimos os pobrezinhos dos homens – mesmo a santidade – é um tecido de pequenas insignificâncias que, conforme a intenção com que se fazem, podem formar uma tapeçaria esplêndida de heroísmo ou de baixeza, de virtudes ou de pecados (Caminho, n. 826). É toda uma trama de virtudes que se põe em jogo quando exercemos o nosso ofício com o propósito de santificá-lo: a fortaleza, para perseverarmos no trabalho, apesar das naturais
dificuldades; a temperança, para superarmos o comodismo e o egoísmo; a justiça, para cumprirmos os nossos deveres para com Deus, para com a sociedade, para com a família, para com os colegas; a prudência, para sabermos em cada caso o que convém fazer e nos lançarmos à
obra sem dilações... E tudo por Amor... (Amigos de Deus, n. 72).
- Para que Deus me ajude a desenvolver
por meio do trabalho as virtudes cristãs e a
amadurecer espiritualmente. Que eu procure ser
paciente e compreensivo, tanto com os chefes
como com os colegas e subordinados, que seja
simples e humilde, fugindo da vaidade e do
exibicionismo, que faça tudo, em suma, com
pureza de coração.
Oração a São Josemaria.
8º DIA
Trabalhar é servir, ajudar os outros
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá:
Pensai que através dos vossos afazeres profissionais, realizados com responsabilidade, além de vos sustentardes economicamente, prestais um serviço diretíssimo ao desenvolvimento da sociedade, aliviais também as cargas dos outros e mantendes muitas obras assistenciais – em nível local e universal – em prol dos indivíduos e dos povos menos favorecidos (Amigos de Deus, n. 120). Quando tiveres terminado o teu trabalho, faz o do teu irmão, ajudando-o, por Cristo, com tal delicadeza e naturalidade, que nem mesmo o favorecido repare que estás fazendo mais do que em justiça deves. - Isso, sim, é fina virtude de filho de Deus! (Caminho, n. 440).
Intenções:
- Para que Deus infunda na minha alma o desejo de fazer do meu trabalho, não uma atividade egoísta, fechada nos meus interesses, mas um serviço aberto ao bem e à utilidade de muitos, realizado com a certeza de que esse ideal de serviço aos outros dará um novo sentido, mais elevado e alegre, à minha vida.
Oração a São Josemaria.
9º DIA
Fazer apostolado com o nosso trabalho
Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá:
O trabalho profissional é também apostolado, ocasião de entrega aos outros
homens; o momento de lhes revelar Cristo e levá-los a Deus Pai (É Cristo que passa, n. 49). Faze a tua vida normal; trabalha onde estás, procurando cumprir os deveres do teu estado, acabar bem as tarefas da tua profissão ou do teu ofício, superando-te, melhorando dia a dia. Sê leal, compreensivo com os outros e exigente contigo mesmo. Sê mortificado e alegre. Esse será o teu apostolado. E, sem saberes por quê, dada a tua pobre miséria, os que te rodeiam virão ter contigo e, numa conversa natural, simples – à saída do trabalho, numa reunião
familiar, no ônibus, ao dar um passeio em qualquer parte -, falareis de inquietações que existem na alma de todos, embora às vezes alguns não as queiram reconhecer: irão entendendo-as melhor quando começarem a procurar Deus a sério (Amigos de Deus, n. 273).
Intenções:
- Para que Deus me ajude a ver, no meu ambiente de trabalho, um campo aberto para a realização da missão apostólica que Deus confia a todos os batizados, aproveitando as oportunidades que Ele me dá para ajudar colegas, amigos, colaboradores, clientes..., a descobrirem as maravilhas da fé cristã.
Oração a São Josemaria: página 1
Autorização eclesiástica:
+ Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo Auxiliar de
São Paulo, São Paulo, 20 de dezembro de 2004.